Arquivo

Ninho de empresas de Manteigas concluído no final do ano

Espaço tem capacidade para acolher 10 empresas e está vocacionado para jovens que apostem na criação do próprio posto de trabalho

O ninho de empresas promovido pela Câmara de Manteigas nas antigas instalações da Sotave deverá estar em condições de receber os primeiros inquilinos no final deste ano ou início de 2013. O espaço tem capacidade para 10 empresas e está vocacionado para jovens empreendedores que queiram apostar na criação do próprio posto de trabalho.

O presidente do município explica que o projeto está neste momento «em fase de adaptação das instalações porque teve que haver demolição e reconstrução de uma parte significativa da antiga Sotave». A demolição interior já foi feita e atualmente decorre a fase de acabamentos interiores, seguindo-se os arranjos exteriores do projeto que «numa fase inicial» terá capacidade para 10 empresas. Esmeraldo Carvalhinho indica que «lá para o final do ano/início de 2013, estaremos em fase de conclusão» de um investimento que ronda os 297 mil euros, isto não incluindo a aquisição das instalações. O presidente da Câmara de Manteigas realça que o ninho de empresas «irá permitir albergar jovens que estejam dispostos a criar o seu próprio posto de trabalho», sustentando que os mais novos, «e principalmente da forma como está o país, não têm que estar sujeitos a andar de mão estendida à procura de emprego».

Pelo contrário, «deverão acima de tudo ter força e empreendedorismo suficiente para criar o seu próprio negócio e estas instalações poderão bem servir para isso, naturalmente em parceria com o IPG, a UBI e com uma forte intervenção da Câmara». O autarca salienta que o município tem vários programas disponíveis de apoio, como subsídios à criação de empresas sediadas no concelho ou à criação dos próprios postos de trabalho, até ao máximo de três. A juntar a estes incentivos, o ninho de empresas vai ser um local onde «os jovens empreendedores podem ter a sua empresa, a sua área administrativa, instalar os seus serviços com área e equipamento disponível e onde será apenas necessário pagar consumíveis, telecomunicações e pouco mais».

Fábrica de queijo de cabra vai nascer em Manteigas

Durante a apresentação da Expo Estrela, o presidente do município anunciou que «brevemente» se vai assistir em Manteigas ao «início de construção de uma fábrica de queijo de cabra». Sem querer revelar muitos pormenores, Esmeraldo Carvalhinho explica que a queijaria surge na sequência da venda e distribuição de cabrito do concelho em «algumas superfícies comerciais»: «Para isso foi necessário que uma empresa privada com alguns produtores de gado caprino constituíssem um rebanho um pouco mais numeroso do que era habitual», frisa. Esse rebanho já existe, está a produzir cabritos que estão a ser colocados no mercado e «vai dar a possibilidade de trabalharmos com um produto que vai ser importantíssimo para a consolidação da economia local». Deste modo, assegura que «vamos ter em Manteigas uma fábrica de queijo de cabra, cujo projeto já está aprovado pelo PRODER, já há inclusivamente financiamento e instalações definidas para a construção dessa queijaria».

Ricardo Cordeiro Projeto está a nascer nas antigas instalações da Sotave

Ninho de empresas de Manteigas concluído no
        final do ano

Sobre o autor

Leave a Reply