Arquivo

Mêda vai ter Museu de Arqueologia

Espaço deverá estar concluído dentro de um ano e custará 700 mil euros

A Câmara Municipal de Mêda anunciou, na semana passada, o lançamento de um concurso público para a construção de um Museu de Arqueologia naquela cidade. O futuro espaço museológico ficará instalado na antiga Casa dos Magistrados, propriedade do Município, e que será requalificado para o efeito. O custo total da obra rondará os 700 mil euros.

De acordo com Mário Murça, vereador da Câmara Municipal com o Pelouro das Obras Públicas, «a aposta do Município no Museu de Arqueologia surge do facto de haver, neste momento, dois centros arqueológicos em trabalhos no concelho de Mêda, com escavações em curso, e da necessidade de existir um local para guardar e expor todo o espólio encontrado». «Mêda merece este museu por ser um concelho rico em termos de arqueologia, com uma dimensão temporal fantástica, como atestam o Mosaico do Cortejo de Baco e o tesouro romano encontrados na villa romana de Vale de Mouro, freguesia da Coriscada», sublinha.

O vereador prevê que as obras estejam concluídas dentro de um ano, esclarecendo que «os trabalhos serão divididos por três fases», sendo a primeira destinada à «reconstrução do edifício e criação de estruturas próprias para receber os achados arqueológicos», à qual se segue uma segunda fase de «aquisição de mobiliário específico», e uma última de «estabelecimento de parcerias que permitam ao Museu tornar-se interativo e didático, para receber visitas de estudo das escolas».

Sobre o autor

Leave a Reply