Arquivo

Luís da Costa Branco

Foi no dia 21 de janeiro de 2010 que morreu, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, Luís dos Santos da Costa Branco. Tinha nascido em Vila Nova de Oliveirinha (Tábua) a 25 de outubro de 1917.

Era o piloto mais antigo de Portugal e Moçambique, fazendo toda a sua carreira profissional naquela antiga colónia portuguesa, onde contou com mais de 33 mil horas de voo, sendo agraciado, em 1945, pelo governador-geral da então colónia, general José Tristão de Bettencourt, assim, como posteriormente, por dois Presidentes da República portuguesa. Iniciou a sua instrução de voo no Aeroclube de Moçambique a 6 de maio de 1936, tendo efetuado o seu primeiro voo a “solo” a 2 de junho do mesmo ano.

Seguiu-se uma carreira como funcionário dos Caminhos-de-Ferro de Moçambique, sendo colocado na DETA – Direção de Exploração dos Transportes Aéreos, hoje LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, em 10 de dezembro de 1937, onde acumulou as funções com as de aluno piloto. Na altura do seu falecimento foi exarado o seguinte louvor: «Foi um dos decanos da DETA (hoje LAM) e durante vários anos seu instrutor, verificador e piloto chefe. A aviação em Moçambique muito ficou a dever ao Comandante Luís Santos da Costa Branco pelo grande labor, empenhamento, esforço e entusiasmo. Para as novas gerações de pilotos foi sempre um marco e uma referência».

Por: Américo Brito

Luís da Costa Branco

Sobre o autor

Leave a Reply