Agora que caíram as primeiras neves, nada melhor do que partir à descoberta da região fascinante que é a Serra da Estrela.
Para começar, recomenda-se uma visita às cidades na orla da montanha, como Gouveia, com os seus espaços verdes, Seia, considerada a sala de visitas da Serra, e a Covilhã, onde é imperativa uma visita ao centro histórico. Por estes concelhos, poderá aprender mais sobre o queijo da Serra (uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa), e o diverso artesanato da região, bem como provar os deliciosos pratos típicos nos seus restaurantes tradicionais.
A subida à Torre pelas Penhas da Saúde é a etapa que se sugere a seguir, chamando-se a atenção, no percurso, para a Nave de Santo António, os Cântaros (Gordo, Magro e Raso), e a imagem de Nossa Senhora da Estrela, escavada na rocha. Na Torre, imagem de marca da região situada a 1993 metros de altitude, depois de tirar as fotografias da praxe, recomenda-se a prática daquele que é, no Inverno, o desporto rei na região: o esqui. Para o efeito, existe aí uma Estância de esqui e snowboard, com diversas pistas e uma escola; perto de Manteigas, há também a pista artificial do SkiParque. Mas nem só de desportos de Inverno vive a Serra. Andar de bicicleta na montanha ou fazer caminhadas pelas inúmeras veredas existentes e apreciar as maravilhosas vistas são outras opções a ter em conta.
No coração da Serra da Estrela, banhada pelo rio Zêzere e rodeada de montanha, está a pitoresca vila de Manteigas, uma localidade de paragem obrigatória. Para além da vila, merecem uma visita o Poço do Inferno e o Vale glaciar. Descendo pela encosta setentrional, encontra-se o Sabugueiro, a aldeia mais alta de Portugal (1200 metros de altitude) e onde pontificam as lojas de artesanato. Ali perto, outros pontos de interesse são a Cabeça do Velho, o Vale do Rossim, e também a nascente do rio Mondego, mais conhecida por “Mondeguinho”, nas imediações da qual também é possível encontrar à venda produtos artesanais.
Como vê, temos “à porta de casa” uma zona turística interessante e rica em atividades. Aproveite por isso o encanto que o Inverno traz à Serra da Estrela, e parta à sua descoberta.