A primeira edição do Festival de Danças no Mondego realiza-se no próximo verão nas praias fluviais de Aldeia Viçosa (Guarda) e Torres do Mondego (Coimbra), com um cartaz que inclui criações contemporâneas com ligações às tradições portuguesas e de outras partes do mundo.
O Mun’Danças é organizado pela APD-PPM – Associação de Projeto e Desenvolvimento do Parque Patrimonial do Mondego e vai decorrer de 20 a 23 de julho em Aldeia Viçosa e nos seguintes na praia fluvial coimbrã. «O objetivo é divulgar através deste rio, que é só nosso (português), o folk nacional e europeu e também a cultura e a música das regiões por onde o festival passará», adiantou a organização. O cartaz do evento, que deverá ser divulgado no final de janeiro, incluirá bailes folk, concertos, workshops de dança, oficinas de expressão e de permacultura, ateliers de imagem e som, performances, percussão, contadores de histórias, passatempos para crianças, caminhadas, passeios e práticas orientais de meditação e relaxamento.
Assumindo-se como «sustentável, amigo do património e do ambiente», o festival incluirá mercados de produtos frescos locais e de artesanato, áreas de restauração com alimentação saudável e que recorrerão a fornos solares, bem como descidas do Mondego em canoas.