“Participe na construção da nova ‘casa’ da APPACDM da Covilhã” é o lema da terceira edição do “Sabor Solidário”, o jantar de solidariedade organizado anualmente pelo restaurante Quinta da Hera (Boidobra, Covilhã) com o apoio da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) e o Conservatório Regional de Música da Covilhã (CRMC).
A iniciativa decorre no dia 24, numa altura em que o concurso público para a construção do edifício chegou ao fim, estando agora eminente a assinatura do contrato de adjudicação e o lançamento da obra. Como habitualmente, os participantes neste jantar colaboram com um mínimo de 20 euros. Os interessados podem inscrever-se através dos contactos 275/341104 e 91/2585310 (Quinta da Hera) ou 275/315500 (APPACDM). Segundo a organização, «a APPACDM da Covilhã tem realizado um trabalho muito meritório ao longo dos anos e prepara-se agora para abraçar um grande e novo desafio, que é a construção da nova sede».
A empreitada está orçada em dois milhões de euros, dos quais 1,3 milhões serão comparticipados pelo Plano Operacional de Potencial Humano (POPH), revelou António Marques, presidente da instituição que funciona atualmente nas antigas instalações da PSP, no centro da cidade. Tem 33 utentes no Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e mais seis a frequentar um curso de formação profissional de carpintaria. «As novas instalações vão permitir que o CAO passe a ter capacidade para 60 utentes. Além disso, terá um lar residencial para 24 pessoas e uma residência autónoma capaz de acolher cinco residentes», referiu o dirigente.