Após um empate e duas derrotas, o Sporting do Sabugal conseguiu finalmente o seu primeiro triunfo no Distrital da Guarda ao derrotar o Aguiar da Beira por 3-1.
A partida iniciou-se equilibrada e só aos 11’ se assistiu a um remate. Bom trabalho de Jorgito à entrada da área visitante para boa defesa de Bruno. O Aguiar respondeu aos 18’, com Hélder, em boa posição, a cabecear fraco para as mãos de Fred. O encontro jogava-se muito a meio-campo, até que, aos 29’, Manata desperdiçou uma ocasião soberana para inaugurar o marcador. Após um lançamento lateral de Pedro Carvalho, o ponta-de-lança recebeu a bola no peito e, já na pequena área, rematou forte mas por cima. Dado o primeiro aviso, aos 33’, Manata marcou mesmo. Num canto, Janela deu um primeiro desvio de cabeça para o avançado confirmar, também de cabeça, que o esférico entrava na baliza aguiarense. Até ao final do primeiro tempo, os visitantes tentaram reagir mas sem perigo.
Ao intervalo, o técnico do Aguiar fez duas alterações e, aos 50’, Renan, em posição frontal, disparou por cima. Contudo, foi o Sabugal que chegou ao 2-0. Depois de uma primeira ameaça de Janela, de cabeça, Manata bisou na conversão de uma grande penalidade a punir um pretenso desvio com a mão de Vítor Hugo. Os locais pareciam ter a partida controlada mas tudo mudou aos 68’, após uma falta de entendimento entre Janela e Fred que Fabiano quase aproveitou para desviar para a baliza. Na marcação do canto, o avançado brasileiro faturou mesmo com um bom golpe de cabeça. O Aguiar empolgou-se com o golo e acreditou que poderia chegar à igualdade, concedendo espaços ao Sabugal para explorar o contra-ataque. Aos 70’, Ricardito fez a bola passar muito perto do poste direito e onze minutos depois foi o Aguiar que voltou a criar perigo num livre de Tiago Rocha na direita que ninguém aproveitou.
Mais uma vez em contra-ataque, o Sabugal voltou a estar perto do 3-1 com Tiago Dias a fazer um cruzamento/remate que Bruno sacudiu com dificuldade. Aos 91’, Rui Fernandes poupou a expulsão a Ricardito depois de ter pontapeado Clemente. Passados três minutos, o Aguiar esteve perto do empate, mas, após uma enorme confusão, ninguém conseguiu fazer o remate certeiro. Até que no último dos cinco minutos de compensação concedidos pelo árbitro, Ricardito surgiu isolado frente a Bruno e estabeleceu o resultado final em 3-1. No final, Daniel Vinhas mostrou o seu contentamento pelo primeiro triunfo do Sabugal: «Quando ganhamos ficamos sempre satisfeitos. Fizemos uma exibição de qualidade até ao 2-1. Depois trememos um bocado, mas os jogadores mostraram toda a sua raça e conseguimos vencer», disse. Por sua vez, Nuno Sena realçou que o Aguiar da Beira «não é candidato» a campeão distrital: «É um novo ciclo, com uma nova equipa, muita gente jovem e o objetivo é trabalhar e formar outra como tivemos durante alguns anos», declarou.
Ricardo Cordeiro