O TMG acolhe por estes dias três espetáculos de criadores emergentes portugueses que marcaram a temporada artística nacional. Este pequeno ciclo, partilhado com os teatros municipais da rede 5 Sentidos, começa esta noite com “Nothing’s ever yours to keep”, de Sofia Dinger.
Trata-se de uma criação que ensaia uma despedida entre pai e filha, e que tem como ponto de partida a música de Tom Waits “Daddy’s never coming back”. O “Tri-Ciclo”, assim se intitula esta atividade, prossegue no sábado à noite, altura em que Gonçalo Waddington sobe ao palco para apresentar “Romersholm”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Esta co-produção do CCB e da Take it easy films marca a estreia do ator na encenação com uma das obras-primas de Henrik Ibsen, um autor que considera «um mundo complexo, difuso, repleto de pistas falsas e becos sem saída, de soluções aparentemente simples, que desencadeiam eventos inesperados ou precipitam trágicos finais». Além de Gonçalo Waddington, o elenco conta ainda com as interpretações de Carla Maciel, Pedro Lacerda, Peter Michael, Mónica Garnel e Tiago Rodrigues.
No dia 28, “Dentro das Palavras”, de Rui Catalão, fecha este ciclo na Guarda. É o primeiro solo deste bailarino, que constrói uma teia de narrativas onde deixa de ser claro o que é personalidade e personagem, biografia e ficção, privado e público. O espetáculo é co-produzido pelo Centro Nacional de Dança de Bucareste (Roménia), Atelier Real, Galeria Zé dos Bois e PerFormas.