Durante uma breve visita familiar à Serra da Estrela, ficámos surpreendidos, entre outras situações, com o abandono a que está votada a secular Fonte de Santo Antão, em São Romão. Fomos alertados por conterrâneos e os registos fotográficos ali obtidos no dia 24 de agosto atestam bem o cenário deplorável. A água estava imunda, o lixo abundava (garrafas, embalagens, pedras).
No cemitério local, constatou-se que uma das pedras aparelhadas da Fonte de Santo António ainda se encontra num terreno particular, junto dos contentores do lixo. As restantes “partes” estão “guardadas” nas instalações da Junta de Freguesia local, aliás, visíveis da via pública. A preservação e classificação da Fonte de Santo António já é um assunto que vem de 2002, ano em que a imprensa local destacou a visita a São Romão de técnicos do então IPPAR para observação deste bem cultural, visando a concretização da sua transferência.
De visita ao Jardim Evaristo Martins Nogueira ficou a constatação que o mesmo necessita de intervenção apropriada, em especial o lago onde se encontra um busto do benemérito.
Carlos Dobreira, carta recebida por email