Como presidente da Ideias.Guarda – Associação de Jovens Empreendedores da Guarda cumpre-me fazer um balanço desta atividade e agradecer publicamente a todos os que connosco colaboraram.
A começar pela CM Guarda, por todo o apoio logístico e financeiro disponibilizado, à Ensiguarda pelo apoio logístico, ao jornal O INTERIOR e à Localvisão Guarda pela divulgação do evento, ao restaurante/pizzaria “Mamã Celeste” e a todos quantos, de forma gratuita, ou quase, colaboraram ativamente com esta organização.
Estamos em crer que os dias em que esta feira teve lugar foram dos mais animados que o centro da nossa cidade conheceu este verão. Com uma programação rica e variada, foi possível trazer ao Jardim José de Lemos um público heterogéneo em idades, proveniências sociais e interesses.
Voltaram à Guarda diversos jovens que, sendo oriundos da nossa terra, não haviam ainda conseguido mostrar aqui os seus trabalhos, que, como se comprovou, são de elevadíssima qualidade. Mostraram-se à cidade projetos novos, outros mais antigos, mas por vezes com pouca repercussão mediática, abriram-se horizontes, despiram-se preconceitos e a cidade ficou mais rica.
Uma palavra especial vai também para os expositores que abraçaram este projeto e o sentiram como seu. Com diferentes interesses, demonstrando manifestações artísticas, intelectuais, criativas completamente diversas entre si, deram sinais positivos à cidade: de que existe uma geração que não se conforma e se agarra à força da inovação e das ideias para mudar e crescer.
A organização teve com toda a certeza falhas, resultantes não da nossa falta de profissionalismo, mas talvez de alguma ausência de profissionalização de que começa a sentir-se falta. Estamos, todavia, convictos de que esta edição da Feira foi um sucesso e representou um crescimento sustentado face à que acontecera em 2010.
Estamos disponíveis e temos vontade de, em 2012, repetir a organização! Queremos elevar a fasquia e ser mais exigentes connosco e com os outros. Contamos com o apoio de todos, pois só assim este projeto poderá catapultar-se e dar à cidade o retorno que queremos tornando-se num projeto de referência na região Centro.
Bem haja à Guarda e a todos os que permitiram tornar a Feira de Jovens Criadores numa realidade.
Tiago Gonçalves, presidente da Ideias.Guarda