Arquivo

Festival “Chocalhos” regressa a Alpedrinha

Festa inspirada nos caminhos da transumância tem atraído cerca de 30 mil visitantes nos últimos anos, segundo a Câmara do Fundão

Já é conhecido o programa do festival “Chocalhos”, que celebra os caminhos da transumância entre os dias 16 e 18, em Alpedrinha (Fundão). Como habitualmente, há uma feira de artesanato e produtos regionais, tasquinhas, bares e muita animação de rua.

A festa acontece no Terreiro de Santo António (espaço temático dedicado à pastorícia, animação, oficinas e demonstrações), na Casa do Pátio (onde há Festa da Lã) e no Palácio do Picadeiro, que vai acolher exposições e concertos. Mas também pelas principais ruas da vila, onde manda a tradição que se abram casas e adegas aos visitantes, transformadas em tasquinhas, bares e lojas de artesanato. Como não podia deixar de ser, o evento é dominado pela recriação de atividades ligadas à pastorícia, como construção de instrumentos musicais, demonstrações da feitura da travia e do queijo. Mas a mais aguardada é acompanhar um rebanho, como se fôssemos um pastor, por um antigo trilho de transumância que atravessa o concelho fundanense. Esta caminhada está agendada para a manhã do último dia entre a Praça do Município, no Fundão, e Alpedrinha, com início pelas 8 horas e duração de três.

Durante o festival, há diversas exposições, oficinas e uma mostra de cães da Serra da Estrela. Também deve ir preparado para assistir a animação de rua até de madrugada, com arruadas, ranchos, cantares, bombos, gaiteiros, o baile mandado “Pés no Chão” (dia 17) e a atuação de diversos grupos. O festival, organizado pela autarquia do Fundão, tem atraído cerca de 30 mil visitantes a Alpedrinha nos últimos anos, segundo o vice-presidente da Câmara, Paulo Fernandes. Entretanto, a partir de amanhã e até dia 25, realiza-se a mostra gastronómica “Sabores da Transumância” com 19 restaurantes aderentes.

Festival “Chocalhos” regressa a Alpedrinha

Sobre o autor

Leave a Reply