Daniel Sousa, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão (EHTF), venceu no passado dia 13 a última edição da “Taça Jovens Cozinheiros Nestlé Profissional”, competição que decorreu no Porto.
A iniciativa destina-se a incentivar futuros profissionais de cozinha e pastelaria das Escolas de Hotelaria do Turismo, bem como o desenvolvimento da sua criatividade através da demonstração de novas técnicas de culinária e tendências nutricionais. O vencedor vai agora frequentar um curso na Escola Chocovic (Barcelona), além de obter o consequente reconhecimento da sua formação de qualidade. Daniel Sousa conseguiu o prémio, entre os restantes oito finalistas, com um menu feito de uma Inspiração de Sopa de Peixe de Sesimbra com Tártaro de Peixe e Vieira Marinados, acompanhada de Emulsão de Coentros Frescos em Azeite Virgem Extra como entrada. Seguiu-se um Arroz de Pato de Braga em Nova Perspetiva com Pó de Chouriço e Brócolos como prato principal e uma Mousse de Ananás em Coroa de Framboesas e Gelado de Nata sobre Crocante de Cereais, complementado com Espuma de Manjericão, para sobremesa.
Esta ementa correspondeu ao desafio da organização, que exigia um menu completo que não ultrapassasse os 10 euros por pessoa. Entretanto, da mesma escola, Carina Bento, do curso de Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas, apurou-se para a final ibérica do concurso “Maestros del Expresso Junior”, a realizar em Barcelona, após ficar em segundo lugar na eliminatório portuguesa, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. A organização é da empresa italiana Illy Caffè. Carina Bento e mais cinco concorrentes portugueses vão disputar a prova final com cerca de 30 participantes oriundos de várias escolas de hotelaria e turismo da Península Ibérica.