Arquivo

Queijo da Serra perde peso para se adaptar ao mercado

Produtores já podem vender queijo DOP de 500 gramas, segundo despacho do Ministério da Agricultura

Mudam-se os tempos e adaptam-se os recursos às necessidades do mercado. Também é assim com o queijo da Serra, cujos produtores já podem vender queijos DOP (Denominação de Origem Protegida) de 500 gramas. O despacho do ministro da Agricultura que permite esta mudança radical foi publicada em “Diário da República” na passada sexta-feira e abre novas vias de comercialização para esta iguaria tradicional.

Segundo o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, trata-se de «uma inovação que será importante para aumentar a competitividade deste queijo nos mercados». A medida foi bem recebida nas feiras do queijo que se realizaram na região no último fim-de-semana, já que altera os seus requisitos iniciais por solicitação da Estrelacoop – Cooperativa de Produtores de Queijo da Serra da Estrela, o agrupamento gestor da DOP. Contudo, só podem beneficiar desta denominação os produtores expressamente autorizados por aquela entidade e que «se obriguem a respeitar todas as disposições constantes do respetivo caderno de especificações», sublinha o despacho de António Serrano, que produz efeitos desde 17 Janeiro 2011, data da receção do pedido formal de proteção junto da Comissão Europeia. Assim, o queijo Serra da Estrela DOP pode ser comercializado com um peso entre 500 gramas e 1,7 quilos, enquanto o queijo velho DOP (de maturação superior a 120 dias) pode ter entre 700 gramas e 1,2 quilos.

O despacho inclui ainda uma «delimitação concisa» da área geográfica de produção do queijo Serra da Estrela DOP, que está circunscrita aos concelhos de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Seia. Abrangidas estão também várias freguesias do distrito da Guarda, caso de Carapito, Cortiçada, Dornelas, Eirado, Forninhos, Penaverde e Valverde (Aguiar da Beira), bem como Aldeia Nova, Carnicães, Feital, Fiães, Freches, Santa Maria, São Pedro, Tamanho, Torres, Vila Franca das Naves e Vilares (Trancoso). No concelho da Guarda, a delimitação inclui 19 freguesias, são elas Aldeia Viçosa, Cavadoude, Corujeira, Faia, Famalicão, Fernão Joanes, Maçaínhas de Baixo, Mizarela, Pero Soares, Porto da Carne, São Vicente e Sé (urbanas), Seixo Amarelo, Trinta, Vale de Estrela, Valhelhas, Videmonte, Vila Cortês do Mondego e Vila Soeiro. Na Covilhã estão inseridas Aldeia de Carvalho, Cortes do Meio, Erada, Paul, Sarzedo, Unhais da Serra e Verdelhos. A publicação faz ainda referência a outras localidades dos municípios de Arganil, Tábua, Tondela e Viseu.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply