Arquivo

Mercado Municipal da Covilhã mantém-se no mesmo local

Autarquia garante que espaço da empresa Teleperformance vai ser aumentado

O Mercado Municipal da Covilhã vai continuar a funcionar no espaço atual, depois de se ter equacionado a sua transferência para o Campo das Festas. A autarquia anunciou, na reunião de câmara de sexta-feira, que desistiu dessa opção por considerar que «é possível fazer melhorias substanciais no atual edifício», nomeadamente através da «requalificação dos espaços de venda», explicou Carlos Pinto.

De acordo com o autarca, há locais disponíveis dentro do mercado para «acolher a peixaria e o reforço de outras valências». Substituir as bancas e requalificar os espaços de venda são opções que a Câmara também está a estudar. Além disso, o presidente destacou ainda melhorias no estacionamento, já que se pretende «colocar as viaturas dos vendedores num silo-auto da câmara, libertando o espaço hoje disponível para os clientes, que poderão estacionar gratuitamente durante uma hora». O objetivo é «dar melhores condições a quem vende e a quem compra», acrescentou. O vereador

socialista Vítor Pereira ficou satisfeito com esta decisão, salientando que a opção de manter o mercado no mesmo local é «uma atitude responsável» e vai de encontro àquilo que a oposição defendia. «Sempre consideramos que o mercado deveria continuar naquele edifício histórico, porque é um polo de dinamização e uma âncora da cidade», afirmou.

Além disso, o vereador lembrou que a maioria dos comerciantes «pretendia ficar». Vítor Pereira considerou ainda que esta é a opção «mais prudente» tendo em conta as circunstâncias económicas em que o país se encontra. O líder da bancada do PS na Assembleia Municipal é da mesma opinião, mas critica a demora da autarquia em tomar esta decisão: «Perdemos 12 meses e mais uma vez o erário municipal ficou penalizado (provavelmente) em alguns milhares de euros devido à elaboração de um projeto de arquitetura», lamenta Nelson Silva em comunicado. O deputado referiu igualmente que a empresa Teleperfomance ainda não está a operar noutro espaço por causa deste atraso. No que diz respeito ao alargamento das instalações desta unidade, que também funciona no Mercado Municipal, Carlos Pinto explicou que o problema será resolvido com a «recuperação do quarteirão em frente, onde está um potencial de cerca de 3 mil metros quadrados. Vamos fazer uma passagem superior e a expansão da Teleperformance vai dar-se aí», revelou.

Data Center da PT fica no aeródromo

O Data Center que a PT vai criar na Covilhã já tem local definido. O aeródromo vai acolher esta nova empresa que cria 100 postos de trabalho diretos e 400 indiretos, revelou Carlos Pinto na última reunião da Assembleia Municipal, na passada sexta-feira. Segundo o edil, a autarquia propôs este espaço por considerar que possui «uma pista velha, complemente desatualizada» e que necessita de um novo local. «A PT escolheu esta hipótese e agora vamos fazer o plano diretor com os projetistas da empresa», adiantou. O autarca também referiu algumas metas, dizendo que será possível «dentro de um ano, admitir ou abrir concurso, entre 500 a 600 pessoas», só para manter os primeiros 6 mil metros quadrados dos 14 que serão construídos. Carlos Pinto voltou a enaltecer a importância deste projeto, classificando o investimento como uma afirmação de «uma cidade das novas tecnologias» que irá agrupar-se a outras áreas como o turismo, a saúde e a educação.

Mercado Municipal continuará a funcionar no mesmo edifício no centro da cidade

Mercado Municipal da Covilhã mantém-se no
        mesmo local

Sobre o autor

Leave a Reply