O Comando Territorial da GNR da Guarda está a desenvolver, no âmbito do programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, uma campanha de segurança dirigida aos idosos que vivem sozinhos ou isolados.
Com a denominada “Operação Censos Sénior”, que decorre em todo o país até dia 25, a GNR pretende efetuar o registo de todos os idosos que vivem isolados ou sozinhos, em moradias ou quintas, muitas delas sem contacto diário ou regular com outros cidadãos (familiares ou não) e atualizar os dados já existentes. O objetivo é estabelecer contacto e visitas regulares que permitam aos militares saber de problemas de segurança e de outras necessidades pessoais que, através de contactos a estabelecer pela GNR com familiares e com instituições públicas ou particulares que prestam apoio social e outros, possam ser resolvidos ou minimizados. A GNR acrescenta que do registo «constará a identificação de cada idoso, a idade, o contacto e a identificação dos familiares mais próximos».
«A par desse objetivo principal, os militares envolvidos promovem junto deste público ações de sensibilização de forma a esclarecê-lo e incentivá-lo a adotar comportamentos de segurança de forma a diminuir o risco de ações criminosas», refere a GNR em comunicado. Nesse sentido, serão fornecidos os contactos telefónicos dos postos da GNR para que possam solicitar apoio em caso de necessidade, sendo ainda transmitidos conselhos úteis em termos de prevenção de riscos associados a esta camada da população, como os incêndio em casa e em propriedades.