Foi um jogo renhido que só se resolveu a quatro segundos do final. O Benfica venceu o FC Porto por 76-75 e conquistou a Taça Hugo dos Santos, um mini-torneio de basquetebol entre os quatro primeiros classificados da Liga profissional no final da primeira volta que se realizou entre sexta-feira e domingo no Sabugal.
A competição reuniu o FC Porto, SL Benfica, Vitória de Guimarães e a Académica de Coimbra, que conquistou o terceiro lugar depois de ter vencido os vimaranenses por 70-55. A realização da segunda edição deste torneio no Sabugal resulta de um esforço de «descentralização das melhores provas para as cidades do interior», explicou o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol. Mário Saldanha mostrou-se satisfeito com a organização e destacou a adesão dos sabugalenses, sobretudo dos mais jovens. «O público tem aderido nas outras partidas, mas especialmente na final, porque é um jogo muito disputado e que trouxe aqui a fina flor do basquetebol português», considerou o dirigente. Com o pavilhão municipal à pinha, o último jogo deste troféu fez sofrer os adeptos até ao último minuto. O Porto entrou mais forte, mas a partir do segundo período teve de lutar minuto a minuto para subir no marcador.
A cada período houve nova incerteza, pois as duas equipas igualaram constantemente o resultado. A quatro segundos do final o marcador mostrava um empate e já se adivinhava o prolongamento quando uma falta sobre a equipa lisboeta levou Heshimu Evans a marcar o ponto da vitória para o Benfica. A competição começou na sexta-feira com uma vitória portista sobre o Guimarães, enquanto o Benfica derrotou a Académica. No sábado, os vencedores da véspera trocaram de adversários e repetiram a dose. No domingo, antes da final, a Académica venceu o Guimarães e ficou no terceiro lugar. Os minhotos até entraram bem na partida, mas os estudantes conseguiram virar o marcador a partir do segundo período e nunca mais o voltaram a perder.
Satisfeito com o desenrolar da prova, António Robalo, autarca local, disse acreditar que «é possível promover o concelho e a modalidade através destes eventos». E sublinhou ainda a importância que esta competição tem para os jovens do município que praticam a modalidade: «Estiveram presentes no intervalo para também mostrarem em campo as suas habilidades. Para eles, este fim-de-semana desportivo também foi uma motivação», garantiu.