A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve, na passada sexta-feira, em São Romão (Seia), nora e sogra, de 24 e 42 anos, por tráfico de heroína naquele concelho serrano.
«As duas mulheres dedicavam-se, de forma muito activa, à venda daquela droga a outros pequenos traficantes e consumidores locais», adiantou Artur Vaz, coordenador do Departamento de Investigação Criminal, segundo o qual ambas já estavam referenciadas pelas autoridades por tráfico de droga e criminalidade violenta. A detenção das duas vendedoras ambulantes, de etnia cigana, contou com a colaboração da GNR, numa operação que permitiu ainda apreender, em duas residências, «heroína suficiente para cerca de 100 doses individuais e que estava escondida no interior de pequenas embalagens de plástico, “tipo ovo”», referiu aquele responsável. A PJ acrescenta que parte da droga já estava «devidamente embalada e pronta a ser distribuída», representando um valor de mercado de cerca de mil euros.
Nas buscas foi ainda confiscado dinheiro, telemóveis e outros objectos utilizados pelas arguidas no tráfico. Fonte da Judiciária revelou que os respectivos maridos encontram-se actualmente no Estabelecimento Prisional da Guarda, onde cumprem penas por tráfico de droga e assalto à mão armada. Já as esposas foram presentes ao juiz do Tribunal de Seia, que as deixou em liberdade mas com a obrigatoriedade de se apresentarem periodicamente no posto local da GNR.