O IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) distinguiu 16 empresas do distrito da Guarda com o estatuto PME Excelência, num total de 1.100 distinções atribuídas este ano a nível nacional. A cerimónia decorreu no dia 14, em Santa Maria da Feira, com a presença do ministro da Economia, Vieira da Silva.
As empresas galardoadas foram a Contacto, Cervitra, Oxibeiras, Finiclasse 2000, Sarjoi, Afonso & Filhos, Seilimp, Lopes & Irmãos, Maquisusi, Solicel, Egiassist, Lacticínios Monte Verão, Geoestrutural, Betorel, Contas Sempre Certas e os Transportes Caramelo. O estatuto PME Excelência foi criado pelo IAPMEI com o objectivo de sinalizar, através de um instrumento de reputação, o mérito de pequenas e médias empresas. «As distinguidas no distrito da Guarda integram o grupo das que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão do ano, e contribuíram activamente com os seus resultados para as dinâmicas de desenvolvimento e de emprego locais», adianta o IAPMEI. No seu conjunto, são responsáveis por 294 postos de trabalho e pela concretização de um volume de negócios superior a 40 milhões de euros no último ano, o que representou um crescimento de 5 por cento.
«Com activo líquido de 23,4 milhões, que cresceu 10 por cento, estas empresas tiveram um crescimento dos seus resultados líquidos de 43 por cento», acrescenta o Instituto., revelando que o comércio é a actividade da grande maioria, seguida da indústria e serviços e da construção. A autonomia financeira média das empresas é de 60 por cento e os seus níveis de rendibilidade dos capitais próprios é de 21 por cento, sendo de 12 por cento no que ao investimento diz respeito e de sete por cento nas vendas.