Usar as novas tecnologias para contar o passado valeu ao Museu dos Descobrimentos, de Belmonte, o prémio recentemente atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia na categoria de “Inovação e Criatividade”.
Este equipamento, inaugurado em Abril de 2009, foi concebido pela Arquehoje para a Câmara Municipal. Pisar o chão do museu para conhecer a cronologia dos descobrimentos, navegar em ecrãs tácteis, ouvir pormenores sobre as viagens de barco, entrar numa sala em forma de caravela ou embarcar numa viagem em mar alto e sentir o vazio do oceano são algumas das possibilidades que se apresentam ao visitante. Foi esta ligação entre o passado e as novas tecnologias que permitiu ao Museu dos Descobrimentos, “À Descoberta do Novo Mundo”, conquistar o galardão, nos Prémios Nacionais de Museologia, entregues no dia 13 deste mês, em Lisboa.
O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, do Fundão, também foi contemplado com um prémio na mesma cerimónia, desta vez na categoria de “Melhor Trabalho de Museologia”, pela elaboração da revista científica EBVROBRIGA, cujo sétimo número está em preparação. Esta é uma publicação anual, que conta com a colaboração de vários académicos, universidades e investigadores. Este equipamento cultural do Fundão nasceu em 2007 e já não é a primeira vez que é distinguido. Em 2008, foi-lhe atribuída uma menção honrosa na categoria de “Melhor Museu Português”, também pela Associação Portuguesa de Museologia.