Com a abertura do troço do IP2 com perfil de Auto Estrada, entre a A25 e o Chafariz do Vento (Trancoso) poderão surgir novas oportunidades, nomeadamente no sector do turismo, para os concelhos situados ao longo do IP2 e a norte da A25.
Esta nova via permitirá, por exemplo, que a duração da viagem entre Trancoso e Guarda seja reduzida em cerca de 15 minutos e, entre Trancoso e Viseu, em cerca de 12 minutos.
Não é só a redução do tempo de viagem que está em causa, mas é também a economia, a comodidade, a segurança e a sensação de proximidade que esta nova estrada proporcionará, levando a um aumento e melhoria da mobilidade das pessoas nesta região.
Trancoso e Vila Franca das Naves serão com certeza as localidades que mais beneficiarão com esta auto-estrada.
Trancoso, porque, conjuntamente com as suas características, as infra-estruturas existentes e os espaços museológicos que irão ser construídos nesta cidade, poderá tornar-se, ainda mais, num importante pólo turístico, de fácil acesso.
Vila Franca das Naves porque, a partir de agora, com o novo acesso, poderá também relevar a importância da sua estação de caminho de ferro a um nível supra concelhio, com beneficio evidente para a população do concelho de Trancoso e dos concelhos vizinhos situados a norte desta localidade.
Assim, este troço do IP2, vem reforçar a centralidade de Trancoso a norte do distrito da Guarda, o que contribuirá, em muito, para o seu crescimento, desenvolvimento e afirmação da cidade na região.
Rogério Tenreiro
Secretário Geral da AENEBEIRA