Arquivo

Novo sistema de triagem das urgências poderá funcionar já este ano

CHCB está a formar clínicos para detectar a prioridade de atendimento dos doentes que recorrem às urgências

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) poderá implementar «ainda este ano» o novo sistema de triagem de doentes das Urgências. Conhecido como o “Protocolo de Triagem de Manchester”, o novo método permite uma «avaliação inicial das pessoas que recorrem ao serviço de urgência», isto é, «avaliar de imediato a pessoa e saber se tem que ser atendida de imediato ou se pode esperar», esclarece Miguel Castelo Branco, presidente do Conselho de Administração do CHCB.

Segundo este responsável, trata-se de um método que vai permitir estabelecer com clareza e metodologia científica «graus de prioridade», permitindo que as pessoas «sejam atendidas pelas necessidades clínicas e não pela ordem de chegada», adianta. O diagnóstico faz-se «num período breve», através de um conjunto de «constelação de sinais e fluxogramas» que permitirá detectar determinados sintomas do estado de saúde do indivíduo. O protocolo que permite a aplicação do modelo “Manchester” foi assinado há cerca de um mês com o Grupo Português de Triagem na Urgência e já está a ser utilizado em vários hospitais portugueses desde 2000. Por isso, Miguel Castelo Branco assegura que o mesmo «já está validado».

Para que este processo resulte, cuja principal novidade é a distribuição de cartões coloridos a indicar aos doentes que entram nas urgências a prioridade e o tempo de espera máximo até serem atendidos, o CHCB está já a formar clínicos especializados, nomeadamente enfermeiros-chefes e alguns médicos para assegurar o serviço ao longo das 24 horas do dia. Com este modelo, que limita o tempo de espera dos doentes, o CHCB está já a dar passos significativos para funcionar de acordo com o contrato-programa assinado com o Ministério da Saúde. Tal como “O Interior” noticia no texto acima, a administração espera atender até ao final deste ano 116 mil doentes nas urgências.

Sobre o autor

Leave a Reply