A jogar em casa, o Sporting da Covilhã respondeu da melhor forma à derrota da semana passada na Vila das Aves e bateu o Trofense por 2-0, em partida da segunda jornada da primeira fase da Taça da Liga. Os comandados de João Pinto protagonizaram uma exibição convincente e podem chegar à próxima fase da competição, disputando o derradeiro jogo no domingo em casa do Leixões.
Os “leões” da serra entraram em campo com oito reforços e uma defesa com três centrais e dois laterais a apoiarem o ataque. Igor Araújo, Milton e Dani foram os três “intrusos” entre os novos atletas que efectuaram o jogo oficial de estreia na Covilhã. A partida começou equilibrada, mas a partir dos 10 minutos os locais começaram a dominar por completo. O primeiro remate saiu dos pés de Vasco Varão, aos 11’, para defesa fácil de Alex Alves e, dois minutos depois, Vouho, em boa posição, rematou torto. Aos 26’, na sequência de um cruzamento da esquerda, o irrequieto e veloz Fofana desferiu um excelente golpe de cabeça para uma boa intervenção do guardião contrário. À passagem da meia-hora, o extremo costa-marfinense voltou a estar perto do golo com um forte remate que acertou em cheio na trave. O intervalo chegou com o nulo e sem que o Trofense tivesse criado um único lance de perigo.
O Covilhã inaugurou o marcador logo no início do segundo tempo. Aos 48’. Dani foi servido na área e, após “sentar” dois adversários, rematou rasteiro, fora do alcance de Alex Alves. Aos 60’, Fofana beneficiou de nova oportunidade, mas cabeceou ao lado. Volvidos quatro minutos, o “gigante” Abdoulaye foi ao ataque e rematou à figura. O segundo golo surgiu pouco depois e novamente por Dani, que beneficiou de um ressalto na área para encostar para a baliza deserta. O Covilhã continuava melhor na partida e aos 72’, na sequência de um livre de Dani, os centrais Nuno Gomes e Abdoulaye não conseguiram cabecear para o terceiro. Já a perder por 2-0, o Trofense fez o seu primeiro remate à baliza por Nildo, recém-entrado, mas Igor Araújo defendeu bem. Os visitantes apostaram então mais no ataque e, aos 84’, Licá chegou mesmo a marcar, após defesa incompleta de Igor Araújo a remate de Chico, mas o lance foi invalidado por fora-de-jogo. Até ao apito final, registo apenas para a expulsão de Filipe Gonçalves, que agrediu Bruno Severino quando este se encontrava no chão. O ribatejano André Gralha realizou uma boa arbitragem.
Após o jogo, João Pinto mostrou-se satisfeito com o triunfo: «Foi uma vitória justa. Penso que o Covilhã mereceu este resultado perante uma equipa que vai ser uma das que lutará pela subida», disse. Pelo lado do Trofense, Porfírio Amorim reconheceu que «o Covilhã foi melhor no jogo» e que «esperava mais» da sua equipa. Entretanto, Kovacevic, médio sérvio emprestado pela Naval 1º de Maio, e o avançado Andrézinho já foram inscritos, enquanto Pedro Ribeiro e Paulo Vaz, que tinham sido dados como jogadores do clube, não vão fazer parte do plantel por ainda estarem a recuperar de lesões. À experiência encontra-se ainda o trinco guineense Moia.
Ricardo Cordeiro