Arquivo

Editorial

A Feira de São Bartolomeu, criada por carta de feira dada por D. Afonso III, em 8 de Agosto de 1273, é seguramente, a mais antiga das Feiras Francas de Portugal.

Em 1992 a Associação Empresarial local, em parceria com a Câmara Municipal de Trancoso, iniciou um processo de reorganização, modernização e requalificação da secular Feira de São Bartolomeu.

A dinâmica conseguida, ao longo dos últimos 18 anos, na modernização, reestruturação e revitalização deste evento, fortemente enraizado nas tradições populares do Interior da Beira e do Nordeste Transmontano, constituiu, sem hesitação, a mais-valia necessária para o sucesso atingido.

Em 2010, a Feira é organizada conjuntamente pela AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, Câmara Municipal de Trancoso e pela empresa municipal Trancoso Eventos.

Produto deste esforço de adequação aos tempos presentes, a Feira de São Bartolomeu, é hoje, o maior evento do género no interior da Beira.

As exposições de actividades económicas, artesanato, maquinaria agrícola, diversões, restaurantes e tasquinhas típicas representativas das tradições regionais e a praça de espectáculos, por onde passam os maiores vultos da música nacional, são hoje sem dúvida, o reflexo de uma dinâmica em crescendo de um certame que conseguiu resistir e superar o peso de séculos de história e tradição.

É por este conjunto de razões que convidamos todos a visitar a Feira de São Bartolomeu 2010 a quem, desde já, damos as boas vindas.

António Santiago Oliveira, Presidente da Direcção da AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira

Sobre o autor

Leave a Reply