Dezasseis alunos da escola Jean Zay, de Wattrelos (França), cidade geminada com a Guarda, foram recebidos em festa pelos colegas da EB1 das Lameirinhas na passada sexta-feira. Este intercâmbio acontece anualmente há 12 anos e, desta vez, houve música, dança e troca de presentes.
A escola guardense engalanou-se para dar as boas-vindas à pequena comitiva francesa, que assistiu a danças ciganas, a uma coreografia ao som de Katy Perry e à actuação de Manuel Mesquita, aluno do 4º ano. O pequeno guitarrista, aluno premiado do Conservatório da Guarda, deslumbrou com a exímia interpretação de várias peças e até conseguiu algum silêncio. A festa incluiu ainda várias canções – os portugueses cantaram “Frére Jacques” em várias línguas e os franceses retribuíram com um quase perfeito “Papagaio Louro” – e até contou com a participação dos alunos do jardim-de-infância. No final, houve troca de lembranças. Em Junho, serão os pequenos guardenses a viajarem para França.
Este intercâmbio acontece desde 1998 com escolas do 1º ciclo do ensino básico de Wattrelos, pequena cidade do Norte de França. Esta visita decorreu entre o dia 17 e a última segunda-feira, com visitas à Serra da Estrela, ao Douro Internacional e a Lisboa, além da cidade anfitriã. Este ano, os participantes foram desafiados a fotografar as suas cidades como forma de as apresentar aos seus colegas numa exposição que antecedeu a visita. Os alunos das Lameirinhas estarão de partida para Wattrelos a 3 de Junho, ali permanecendo 10 dias para conhecer aquela região que faz fronteira com a Bélgica. Estão previstas também visitas à Disneylândia e a Paris.