No fim de 2009 foi inaugurado na Guarda o novo Espaço da Torre de Menagem. Para além da própria Torre, conta-se agora com um Centro de Recepção equipado com tecnologias que permitem uma ideia mais completa da história do local e de outras estruturas de interesse histórico na cidade. Neste Centro de Recepção estão expostos artefactos arqueológicos de escavações que decorrem em algumas zonas do concelho, ficando a conhecer-se a história desses lugares através dos achados. O sistema de vitrinas interactivas permite uma visualização dinâmica e interessante. Assim, a partir do trabalho do sector de arqueologia da autarquia, consegue-se dar uma ideia da riqueza dos castros do Tintinolho, da Póvoa do Mileu e do Jarmelo, mas também do património edificado nas diversas freguesias do concelho. Igualmente o foral da Guarda aparece transformado em experiência interactiva, como um “livro mágico”.
Cada visita à Torre começa num “mini-auditório” onde é exibido um vídeo sobre a Guarda, em 3D, e num piso superior, para os mais novos, é possível “folhear” de modo interactivo a história da Guarda em banda desenhada a partir do foral da cidade.
Na apresentação do espaço, Joaquim Valente, presidente da Câmara da Guarda, sugeriu aos turistas a Torre como início de visita ao centro histórico da Guarda. Referiu ainda que esta renovação se integra dentro do esforço desenvolvido pela Câmara no âmbito da cultura e do turismo, nomeadamente com a criação do Teatro Municipal da Guarda, com o Centro de Estudos Ibéricos e com a Biblioteca Eduardo Lourenço. Na carta que a vereadora Elsa Fernandes enviou às escolas a encorajá-las a programar visitas às novas estruturas, salienta-se ainda a magnífica paisagem que se avista do cimo da torre, de onde se avista a Penha de Francia, o Jarmelo, a Serra da Malcata, as fortificações de Almeida e Trancoso, o Cabeço das Fráguas e, evidentemente, a neve da Serra da Estrela.