Arquivo

Teatro no Museu da Guarda

Duas peças de um acto de Brecht e Pirandello inspiram o “Ensaio sobre o Medo”, pelo grupo Artescénicas

Há teatro no Museu da Guarda este fim-de-semana com o grupo Artescénicas, que apresenta “Ensaio sobre o Medo”. O espectáculo assenta em duas duas peças de um só acto, “O Espião”, de Bertold Brecht, e “O Torno“, de Luigi Pirandello, sobre o medo de perder a vida, a liberdade ou o amor.

Estes dois pontos de partida são unidos por dois prólogos que transportam o espectador para o século XXI, provando que o medo é simplesmente humano e intemporal. “Ensaio sobre o Medo” é, afinal, uma peça sobre a vida dos actores: «Com inspiração em Pirandello, surge o teatro dentro do teatro, a ilusão e a realidade, também com inspiração em Brecht deixa-se que o público construa as motivações que conduziram ao desfecho da história. Assim, utilizando o estilo de cada um dos autores, viajamos de 1935 a 2010, provando desta forma que os sentimentos são imutáveis e que o drama se repete e atravessa as fronteiras e os séculos», adianta a produção. A interpretação está a cargo de Diogo Cardoso, Alexandre Barreto, Lia Jacobson, Jorge Aurélio, Mouzinho Arsénio, Vítor

Cardoso, Isilda Paulo e Paula Neto, numa adaptação e encenação de Isilda Paulo. A peça está em cena no sábado à noite, com reposição no domingo à tarde.

Sobre o autor

Leave a Reply