Arquivo

Câmara de Seia não cumpriu limites de endividamento

Conta de gerência referente a 2009 vai ser apresentada no dia 15

Filipe Camelo anunciou, na última reunião do executivo, que a Câmara de Seia não cumpriu os limites de endividamento estabelecidos para 2009.

De acordo com o jornal local “Porta da Estrela”, o assunto foi discutido na sequência de uma questão formulada por Guida Alves, vereadora da coligação PSD/CDS-PP. Na resposta, o presidente da Câmara disse que a edilidade «não conseguiu cumprir aquilo que está consubstanciado em termos da lei [sobre] os limites de endividamento». A conta de gerência de 2009 será apreciada na reunião de Câmara do próximo dia 15. Filipe Camelo afirmou que a autarquia irá, a seu tempo, «esgrimir o conjunto de argumentos que estão subjacentes a esta não concretização e colocar, se calhar, nos dois pratos da balança se o poderíamos fazer ou não».

Ainda de acordo com o jornal senense, o edil considerou que recorrer a “engenharia” financeira «não era a melhor solução para o município poder ultrapassar» os problemas de limite financeiro. «Pessoalmente, achei que não era a forma mais conveniente de fugir a uma realidade que, cada vez mais e com maior velocidade, se aproximava de nós», disse ainda. Segundo os balancetes analíticos e mapas de execução orçamental para o período de Janeiro a Junho do ano passado, o valor do endividamento líquido do município era de quase 33,9 milhões de euros, mas o seu limite máximo para 2009 situava-se em cerca de 15,9 milhões. De acordo com as regras definidas na Lei das Finanças Locais, a autarquia deveria reduzir em pelo menos dez por cento o excesso de endividamento líquido inicial, que era de perto de 17,8 milhões.

O assunto foi abordado na última reunião de Câmara

Câmara de Seia não cumpriu limites de
        endividamento

Sobre o autor

Leave a Reply