Arquivo

Seis atropelamentos numa semana na Guarda e Covilhã

Dos três acidentes resultaram dois feridos graves

Numa altura em que decorre a operação nacional “Pela sua vida, trave!”, desde o início do mês, a PSP da Guarda registou, só na semana passada, três vítimas de atropelamento, uma delas ferida com gravidade. Na Covilhã, um condutor atropelou, na passada quinta-feira, três crianças que atravessavam uma passadeira em frente ao Colégio das Freiras.

Na Guarda, onde a PSP só tinha contabilizado este ano um atropelamento, havia até à última terça-feira registo de mais dois acidentes. De acordo com o subcomissário Joaquim Fernandes, o primeiro aconteceu na Rua Francisco Passos, do qual resultou um ferido ligeiro. Foi no dia 9, na parte da manhã. «É uma rua estreita, não foi numa passadeira e terá sido um toque leve», conta o oficial. O segundo registo ocorreu cerca das 9h30 de sábado e vitimou duas mulheres que atravessavam uma passadeira junto ao jardim José de Lemos, no Largo General Humberto Delgado. Uma das vítimas ficou ferida com gravidade e foi transportada para o Hospital Sousa Martins. «Tudo indica que foi distracção do condutor», esclarece Joaquim Fernandes, para quem terá sido «uma coincidência terem ocorrido dois acidentes num curto espaço de tempo». De resto, o subcomissário recorda que também a PSP da cidade tem agentes na rua no âmbito da operação “Pela sua vida, trave!”, que decorre até Maio e destina-se a reduzir o número de atropelamentos dentro das localidades.

«Os condutores têm que ser mais cautelosos e os peões também para que haja menos atropelamentos», aconselha Joaquim Fernandes. No ano passado, foram contabilizadas 22 ocorrências do género na cidade. O acidente registado na Covilhã aconteceu numa passadeira com semáforos e envolveu crianças da escola básica do 1º ciclo de S. Silvestre, conhecida por Escola Central, que se deslocavam para o Colégio das Freiras – onde vão almoçar diariamente perto de 30 alunos. Uma delas ficou ferida com gravidade. «O condutor, de uns 70 anos, passou o vermelho», contou a O INTERIOR uma testemunha do acidente, que prefere não ser identificada. Segundo relatou, os alunos seguiam em fila indiana, devidamente acompanhados por auxiliares, e «começaram a atravessar logo que o semáforo ficou verde para os peões». Duas das crianças foram atingidas pelo carro, mas saíram ilesas, enquanto a terceira «ficou com uma roda em cima da perna», acrescentou ainda. O INTERIOR tentou obter informações sobre o acidente junto da PSP da Covilhã, bem como sobre o número de ocorrências registadas, mas sem sucesso – o assunto foi encaminhado para o comando distrital, em Castelo Branco, que, por sua vez, o devolveu para a secção covilhanense.

No sábado, duas pessoas foram atropeladas junto ao jardim José de Lemos

Seis atropelamentos numa semana na Guarda e
        Covilhã

Sobre o autor

Leave a Reply