Arquivo

José Relva é o novo presidente do Conselho de Arbitragem da AFG

Lista do notário da Guarda recolheu mais 34 votos que a liderada por José Orlando Mano

José Relva é o novo presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Associação de Futebol da Guarda (AFG). A lista A, liderada pelo notário guardense, ganhou as eleições realizadas na última sexta-feira com 97 votos contra os 63 da lista B, de José Orlando Mano.

Do elenco vencedor, além de José Relva (presidente), fazem parte Carlos Francisco (vice-presidente), António Ferreira, Alípio Gonçalves e Rui Badana, todos como vogais. Os suplentes são António Januário Ferreira e Manuel Quirino Ribeiro. No final da Assembleia-Geral eleitoral, o novo responsável pela arbitragem distrital salientou não haver «vencidos, nem vencedores», considerando que, «a haver um vencedor, penso que é o futebol e oxalá seja a arbitragem». O conhecido notário desmentiu ainda ter contado com o apoio do presidente da AFG: «Se houve algum apoio eu desconheço inteiramente», assegurou. José Relva reconhece que a sua equipa vai entrar numa «época importante para a definição das classificações», considerando «óbvio» que terão que ser nomeados «aqueles que entendermos serem os melhores árbitros para os jogos mais difíceis que aí vêm».

A formação é uma das medidas-chaves do novo CA: «Em todas as actividades da vida, a formação é essencial. Quanto mais formação tivermos, quanto mais competentes formos, melhor exercemos o cargo que temos. Com os árbitros passa-se a mesma coisa. Quanto melhor preparados estiverem, mais facilmente tomam as decisões correctas», declarou. Outro dos objectivos é fazer com que «se fale cada vez menos dos árbitros» quando se analisam os jogos. O mandato de José Relva, que sucede ao demissionário José Alves, não deverá durar mais do que cerca de ano e meio, o tempo que falta para o mandato do actual presidente da AFG, Andrade Poço, terminar.

Sobre o autor

Leave a Reply