Arquivo

Mau tempo não ajudou Feira do Fumeiro

Condições meteorológicas adversas afastaram visitantes, que afluíram em menor número a Trancoso nos dois últimos fins-de-semana

A sétima edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, em Trancoso, ficou marcada pelo mau tempo. Dois fins-de-semana de intempérie impediram a habitual enchente de visitantes que costuma afluir ao certame.

Apesar da organização esperar mais pessoas nesta edição relativamente ao ano anterior – quando 25 mil pessoas passaram pelo pavilhão multiusos –, apenas cerca de 17 mil foram a Trancoso nos dois fins-de-semana do certame. «As condições meteorológicas foram negativas e, por outro lado, também os conselhos da Protecção Civil e do Instituto Português de Meteorologia, para as pessoas ficarem em casa, tiveram o seu impacto e não foi possível atrair as muitas pessoas que se costumam deslocar até Trancoso para visitarem a feira», lamenta o presidente da entidade organizadora, a AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, explicando assim a «falta de sucesso» da edição de 2010.

Apesar de ter havido «muita gente» nos dois domingos da feira, António Oliveira refere que, «com condições atmosféricas tão adversas, não foi possível atrair pessoas de outras regiões do país, como vinha acontecendo». Na sua opinião, esta é uma situação com a qual «qualquer evento deste género está sujeito, e também as localidades com iniciativas em torno das amendoeiras em flor tiveram esta contrariedade», lembra. Quanto ao futuro, o dirigente acredita que «não haverá repercussões negativas», até porque «o que aconteceu foi devido a um fenómeno meteorológico profundamente adverso e não pode ser tido em linha de conta», diz. «A feira é um momento importante para a promoção e venda dos produtos regionais e cá estaremos para continuar a contribuir para a promoção dos produtos da região», garante António Oliveira.

Sobre o autor

Leave a Reply