Foi inaugurada na sexta-feira a sede da Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda (FAJDG), depois de algumas obras de remodelação. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.
Os trabalhos resultam de uma candidatura apresentada, no ano passado, ao Instituto Português da Juventude (IPJ) e permitiram dotar a FAJDG de instalações que servem de apoio ao movimento associativo distrital. Foi melhorado o espaço administrativo de apoio às associações, criado o Gabinete de Apoio Técnico e um espaço próprio para os jovens acederem à Internet gratuitamente. Há ainda uma sala de formação equipada graças a um protocolo que será assinado com a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI) para realização de acções de formação internas ou candidatadas do programa Formar. A sede acolhe também o Centro de Recursos da FAJDG, que será disponibilzado ao movimento associativo e jovens em geral.
Armando Neves, secretário executivo da Federação, considera que o novo espaço é sinónimo de «maior atractabilidade», proporcionando «aos associados e aos jovens em geral serviços de maior qualidade». Em 2009 realizaram-se na FAJDG acções de formação promovidas ao abrigo do programa Formar – Monitores de Educação Ambiental, Comunicação nas Associações Juvenis, bem como o XIII Encontro Distrital e IV Tranfronteiriço com a presença de cerca de 300 jovens. A Federação levou igualmente cerca de 130 jovens do distrito ao X ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis, enquanto outros 15 participaram no Concurso Jovens Hispano-Lusos em Acção, que resultou na ida desses jovens a Bruxelas e Amesterdão durante nove dias.