A histórica banda britânica The Animals e o francês Richard Galliano actuam amanhã e no sábado na Casa da Cultura de Seia, no âmbito do Seia Jazz & Blues. Este pequeno festival, que já vai na sexta edição, inclui ainda a iniciativa “O Jazz vai à Escola”, várias “jam sessions”, “workshops” e uma feira do livro e CD.
O evento, promovido pela autarquia local, abre com uma das bandas que fez furor na década de 60 com temas de “rhythm and blues” como “The House of the Rising Sun”, “It’s my life” e “Dont Let Me Be Misunderstood” – um original de Nina Simone. Os The Animals foram um dos principais protagonistas da chamada “British Invasion”, juntamente com os Rolling Stones, e são recordistas de vendas, sendo apenas suplantados pelos Beatles. O grupo surgiu em Newcastle upon Tyne por Eric Burdon (voz), Alan Price (órgão), Hilton Valentine (guitarra), John Steel (bateria) e Bryan Chas Chandler (baixo). Eram influenciados por Chuck Berry (com quem fizeram uma digressão), Bob Dylan, Nina Simone, Little Richard e Bo Diddley. A banda dissolveu-se em 1970, tendo havido uma tentativa de regresso seis anos depois e outra em 1986. Neste concerto, o grupo interpretará algumas das suas canções mais emblemáticas.
No sábado, é outro grande nome da música internacional que sobe ao palco acompanhado do seu quarteto. O acordeonista Richard Galliano é um músico ecléctico com uma extensa discografia e uma carreira que inclui colaborações com alguns dos principais músicos de jazz europeus e norte-americanos. Do seu vasto currículo destaca-se, em 1983, o convite de Astor Piazzola para interpretar a música que o mestre argentino compôs para a comédia francesa “Song d’une nuit d`été”, inspirada na peça “Sonho de uma noite de Verão”, de Shakespeare. O músico é actualmente um dos responsáveis pela propagação e ampliação dos estilos musicais fundamentados pelo génio argentino, como o comprovam composições como “New York Tango” e “Tango pour Claude”. Além destes concertos, estão previstas, hoje e amanhã, várias sessões de divulgação do jazz nas escolas da cidade pelo Gileno Santana Quartet.
Este grupo actuará ainda em duas “jam session” na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (hoje) e no Conservatório de Música (amanhã e sábado). Ainda no sábado, o seu líder, o trompetista Gileno Santana|, orienta um “workshop” no Centro Musical da cidade. Devido a problemas de última hora, a ordem inicial dos concertos de The Animals e Richard Galliano tiveram que ser alteradas, pelo que a organização tem disponível um contacto (telef. 238/310249 ou e-mail casacultura@cm-seia.pt) para quaisquer esclarecimentos.