Está em vigor, desde 11 de Janeiro, uma campanha de apoio aos casais jovens da freguesia de Vila do Carvalho, na Covilhã. A cada recém-nascido cujos progenitores residam naquela localidade é atribuído um valor pecuniário único de 475 euros.
«Basta que os pais apresentem um comprovativo de residência, através do recenseamento eleitoral, bem como a prova do seu parentesco com o recém-nascido, ou mesmo em caso de adopção», explica o presidente da Junta. Apesar de admitir o «problema de esvaziamento desta zona da Covilhã», onde a população de casais jovens tem diminuído «também devido à falta de habitação», João Paulo Baptista explica que esta iniciativa «não é tanto um incentivo à natalidade, mas mais um apoio social que queremos implementar na freguesia». Até à data, a Junta já foi contactada por dois casais cujos filhos nascem este ano, pelo que a medida só terá efeitos «em meados do ano», diz.
Segundo o autarca, em 2009 nasceram cerca de uma dezena de crianças na Vila do Carvalho. Entretanto, na mesma freguesia está a ser estudada a viabilidade do pagamento dos livros escolares das crianças para no próximo ano lectivo. «É um conjunto de pequenas medidas para fazer sentir às famílias que residem nesta zona que a Junta está interessada em cativá-los, criando uma espécie de atractibilidade para a fixação de pessoas», sublinha João Paulo Baptista.