A Expo Estrela é a aposta da Câmara de Manteigas para atrair visitantes no fim-de-semana de Carnaval. A XVII Mostra de Actividades e Feira de Artesanato conta este com 62 expositores de produtos locais, comércio e serviços, gastronomia e indústria, enquanto a animação musical inclui os concertos dos Blasted Mechanism (dia 13), de Os Azeitonas (dia 15) e de colectividades locais. O orçamento é de 100 mil euros.
«Queremos mostrar as nossas potencialidades e as actividades do concelho numa época de grande movimento de turistas na região», afirmou Esmeraldo Carvalhinho, que também destacou a habitual rota gastronómica, em que participam oito restaurantes do município, como outro motivo para uma escapadela ao “coração” da Serra da Estrela. Na terça-feira de Carnaval há uma prova de queijo e o tradicional desfile de Carnaval. O autarca voltou a sublinhar que o futuro do concelho estará no aproveitamento dos recursos turísticos, estando, por isso, prevista a vinda do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, no dia 15. «A riqueza paisagística e natural de Manteigas dão-nos boas perspectivas nesta área, apesar dos estrangulamentos com as acessibilidades, nomeadamente na EN338», considerou o edil. Esmeraldo Carvalhinho anunciou ainda que a Câmara vai estudar a construção de um espaço multiusos que possa acolher futuras actividades, mas sublinhou que o projecto «é para amadurecer».
Também a construção de um teleférico entre a vila e a aldeia de montanha das Penhas Douradas, a 1.450 metros de altitude, é outro empreendimento que a autarquia tem em carteira para potenciar o turismo. «Acreditamos que será um forte pólo de atracção, até porque os teleféricos não abundam no país», afirmou o presidente, embora reconheça tratar-se de uma obra «muito difícil» de concretizar devido ao seu elevado custo. «Temos que ultrapassar isso através de uma parceria entre a Câmara e um privado, ou por contratos-programa com o Governo, até porque o retorno do investimento não vai ser imediato», acrescentou. Este projecto está previsto no âmbito da requalificação das Penhas Douradas numa estância de montanha única no país, aprovada pelo executivo anterior e cujo Plano de Pormenor arrancará «brevemente». «Também serve para que as pessoas deixem o carro em Manteigas enquanto vão à Serra e tenham a possibilidade de usufruir de alguns dos 200 quilómetros de percursos pedestres que estão a ser definidos, marcados e identificados no concelho», disse o edil.
O autarca também quer potenciar a área dos desportos radicais, como o parapente e o “downhill”: «Nesta modalidade do BTT temos uma das melhores pistas naturais do país», garantiu, revelando que a autarquia, em conjunto com a Federação Portuguesa de Voo Livre, vai candidatar-se a provas do Europeu e do Mundial de Parapente.
Projectos à espera de melhores dias
Há espera de melhores dias estão o Centro Lúdico-Termal e o Centro de Estágios em Altitude. Previsto para as Penhas Douradas, este projecto sofreu um revés na secretaria de Estado Desporto após pareceres desfavoráveis. «Não há no país melhor localização para o construir e é nossa pretensão concretizá-lo», garantiu Esmeraldo Carvalhinho, que aguarda uma reunião com a Fundação Inatel para decidir avançar. No caso do Skiparque, em Sameiro, será aberto concurso público para a gestão daquele equipamento de lazer que «o anterior concessionário [a Turistrela] deixou degradar», disse o autarca, revelando que o espaço está a ser temporariamente gerido por uma empresa local.
Luis Martins