Arquivo

Cabos, cabos e mais cabos!

Sempre que precisamos de ligar um aparelho electrónico trazemos acoplado mais cabo, que vem complicar ainda já a quantidade que cabos que existem espalhados pela nossa casa, carro ou local de trabalho.

Felizmente parece que esta realidade está a chegar ao fim e a era dos cabos tem os dias contados, uma vez que uma inovadora tecnologia foi comercializada pela WiTricity Corporation, como resultado de uma teoria experimental desenvolvida em torno de um método de transferência de energia por electricidade wireless (sem fios).

Depois de telefone, da internet e mais recentemente o televisor agora é a vez da electricidade sem fios.

A WiTricity Corporation foi fundada em 2007 com o intuito de comercializar um tecnologia desenvolvida dois anos antes por um grupo de investigadores do Massachussets Institute of Tecnhology (MIT). A descrição foi publicada na conceituada revista científica Science. Segundo o artigo, a equipa de cientistas conseguiu acender uma lâmpada de 60 W que se encontrava a 2 metros da fonte de energia.

A técnica utilizada para levar a cabo esta experiência consistiu na criação de dois campos magnéticos – um na fonte de energia e outro no aparelho que vai receber a electricidade. A criação dos dois campos magnéticos foi conseguida à custa de pequenos conectores de cobre, criados para o efeito. Estes conectores devem ser acoplados à fonte de energia (uma tomada, por exemplo) e no objecto destinatário da electricidade (a lâmpada, no caso desta experiência).

O fenómeno possibilita a troca de energia de um dispositivo para outro com eficiência e a uma determinada distância. A transferência é feita via magnetismo e evita potenciais perigos a nível de segurança e ineficiências frequentemente associadas à energia electromagnética.

Existem já algumas aplicações pensadas para esta tecnologia, em especial um desenvolvida por um empresa chinesa que promoveu a criação de um televisor que não necessita de ter um conexão por fios. Mas então como adquire energia?

A fonte de alimentação assemelha-se a um enorme rectângulo afixado numa parede, que pode muito bem ser confundido com uma moldura. A principal vantagem deste tipo de tecnologia, como vimos anteriormente, é a abolição dos cabos, mas no caso específico do televisor existe uma outra vantagem. Esta tecnologia que recebeu o nome de Wireless Home Digital Interface vem aumentar a qualidade de definição do som e da imagem e ainda a ligação à internet.

Ainda sobre o artigo publicado na Science existem duas ideias interessantes. A primeira prende-se com o facto desta tecnologia não ter sido desenvolvida mais cedo, uma vez que é um processo simples? O artigo aponta refere mesmo que esta tecnologia já poderia ter sido desenvolvida 20 anos antes. A segunda ideia interroga-se sobre os perigos na electricidade wireless para o ser humano.

Em tom de brincadeira coloco uma terceira questão: Como impeço os meus vizinhos de acederem a minha rede de electricidade?

Por: António Costa

Sobre o autor

Leave a Reply