Foi aprovada na passada terça-feira, em reunião ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Miguel, uma moção que apela a que as mais altas entidades da cidade da Guarda desenvolvam esforços junto do Centro de Emprego para a criação de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), na sede da Junta, destinada aos trabalhadores desempregados da Delphi.
A Assembleia de Freguesia quer também um programa de apoio à apresentação periódica dos desempregados, que ainda só foi validado nas outras duas freguesias urbanas. Na mesma sessão foi ainda votada uma outra moção, que pretende uma discussão entre a Câmara, a Junta, as associações da Sequeira e a própria população para desenvolver um estudo e concepção de um projecto de interesse sócio-comunitário para ser edificado no terreno onde hoje funciona a Escola do Primeiro Ciclo e Jardim de Infância da Sequeira – que se desactivará em 2011.
Na reunião, onde estiveram presentes doze dos treze membros que integram a Assembleia de Freguesia de S. Miguel, foi ainda aprovado, por maioria, o Plano e Orçamento para 2010, que prevê um investimento de mais de 156 mil euros. Entretanto, ficou constituída uma comissão composta por dois membros do PE e dois do PSD, para proceder à elaboração de uma proposta de alteração ao Regimento Interno da Assembleia de Freguesia. Foi ainda apresentada pela mesa da Assembleia e aprovada, por unanimidade, uma posposta de congratulação ao prémio obtido pelo Agrupamento de Escolas da Sequeira no âmbito do programa Desporto Escolar, por ter sido considerada a melhor escola em 2009. Por último, foi presente e aprovada uma moção que reclama uma intervenção rápida nos arruamentos da freguesia, com particular destaque para a Rua do Repouso – «praticamente intransitável» – e a colocação de piso novo nos vários arruamentos na localidade do Carapito de S. Salvador.