O despiste de uma viatura ligeira em Moreira de Rei (Trancoso) causou, no passado domingo, a morte a uma pessoa. O acidente provocou ainda um ferido ligeiro. No local estiveram os Bombeiros de Trancoso, com nove elementos, apoiados por quatro viaturas, incluindo uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Este sinistro fez uma das seis vítimas mortais registadas nesta quadra a nível nacional. Em termos distritais, na operação de Natal deste ano, a GNR registou 22 acidentes dos quais resultaram, para além deste óbito, um ferido grave e nove feridos ligeiros. Comparativamente ao mesmo período de 2008, houve menos cinco acidentes e feridos graves, tendo subido apenas o número de feridos leves (mais cinco). Entretanto, prossegue até 6 de Janeiro (dia de Reis) uma campanha de sensibilização rodoviária promovida pelo Governo Civil do distrito da Guarda. «Cada vez mais se nota que são razões humanas que estão na base da maior parte dos acidentes e gostaríamos de alertar os condutores para o facto que depende deles diminuirmos bastante esses números», referiu Santinho Pacheco.
Na véspera de Natal, na rotunda de S. Miguel, na Guarda, o Governador Civil distribuiu panfletos com conselhos úteis para os automobilistas, além de pequenos bolos-rei. Sempre acompanhado por elementos da PSP, GNR, bombeiros e Protecção Civil, o responsável já tinha estado em Vilar Formoso com o mesmo objectivo. Seguiram-se Manteigas e Seia, ontem, sendo que esta acção de informação termina no próximo dia 5, na estrada EN 102, que liga Trancoso, Mêda e Foz Côa. «É importante conseguirmos chegar ao máximo possível de condutores, porque eles estão disponíveis a ouvir e têm de começar a sentir que não é só aos outros que acontece», alertou Santinho Pacheco. Para o Governador Civil, «depende da atitude de cada um diminuirmos a sinistralidade nas estradas do distrito da Guarda».