Arquivo

Manuel António Pina homenageado na Guarda

Obra do poeta, escritor e jornalista será evocada na semana de 16 a 22 de Janeiro com várias actividades

Duas exposições, um seminário, alguns espectáculos de teatro, leitura de poemas e um encontro com crianças na biblioteca escolar da Adães Bermudes são as principais actividades do ciclo dedicado a Manuel António Pina entre 16 e 22 de Janeiro, na Guarda.

A iniciativa é promovida pela autarquia, TMG e Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com o objectivo de «divulgar a obra de alguém que se notabilizou como poeta, autor de literatura infanto-juvenil, dramaturgo e jornalista, sendo actualmente um dos melhores cronistas portugueses», disse Américo Rodrigues, o director do TMG, para quem «divulgar a sua obra é a melhor homenagem que se lhe pode fazer». Manuel António Pina nasceu em 1943 no Sabugal, terra de origem da família materna, enquanto o pai é oriundo de Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda. O autor deixou a raia ainda pequeno por força da profissão do pai, funcionário das Finanças, tendo passado por várias localidades até se fixar no Porto aos 17 anos. É licenciado em Direito, mas foi no jornalismo que deu cartas, entre 1971 e 2001, sempre no “Jornal de Notícias”, onde foi editor e chefe de redacção. Actualmente, publica diariamente uma coluna de opinião na última pagina do diário portuense.

Além disso, escreveu quatro dezenas de livros de poesia, ficção, literatura infanto-juvenil, ensaio e crónica, tendo sido amplamente premiado e traduzido. É ainda autor de duas dezenas de peças de teatro. É esta diversidade que está subjacente ao ciclo programado para Janeiro. Das iniciativas mais invulgares dessa semana consta a radiodifusão, hora a hora, de poemas do homenageado na Rádio Altitude ditos por actores e jornalistas locais. Outra é a edição de milhares de postais com 10 poemas de Manuel António Pina que serão distribuídos por locais de convívio público da cidade. A organização lançará ainda um prémio literário com o seu nome que contemplará, simultaneamente, obras de poesia e de literatura infanto-juvenil. Já no dia 21 realizar-se-á um seminário ibérico sobre a sua obra, com a designação “Manuel António Pina – Para além das fronteiras”, em que participarão estudiosos portugueses, tradutores e divulgadores do poeta e escritor em Espanha, mas também jornalistas. De resto, o encontro vai repartir-se em três áreas distintas: poesia, literatura infanto-juvenil e jornalismo.

Manuel António Pina homenageado na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply