Na semana de 30 de Novembro a 4 de Dezembro viveu-se na escola um clima eleitoral. Era o fim do mandato de Mário Louro, ex-presidente da associação de estudantes da escola. Este ano eram duas as listas a concorrer: a F e a L.
A F tinha como presidente o Pedro Lavajo, aluno do 11º ano e como vice, Inês Tavares, do mesmo ano. A frase de ordem era “A fúria do faroeste”, escolhida por ser apelativa e ter dois Fs.
A lista L era presidida pelo Pedro Rodrigues, também aluno do 11º e o vice-presidente era Bruno Ramos. E a frase de ordem era “A pura da loucura”, frase que surgiu quando alguns elementos da lista estavam a ver televisão e viram um slogan parecido ao qual acharam piada.
As listas fizeram campanhas com a ajuda de fundos de patrocinadores e organização de festas. Foram distribuídas canetas, autocolantes, isqueiros e rebuçados, havia música, cartazes, boa disposição e inúmeras pessoas com T-shirts das listas.
Os projectos da lista L eram fazer uma AE livre a todos os alunos, promover o sector cultural e desportivo da escola, dar voz a todos os alunos, fazer torneios de várias modalidades, promover festas em dias de comemoração especial, realizar os tradicionais concursos da escola, promover concertos e apoiar os diferentes talentos dos alunos, fazendo uma associação justa e cumpridora das suas tarefas.
A lista F tinha como objectivos estabelecer uma maior afinidade com outros órgãos de cariz escolar, renovar e modificar ideologias e conceitos sobre a AE, criar diversos concursos e outras actividades tais como ateliês.
Graças a uma campanha mais acesa e a uma melhor escolha dos projectos, a lista F acabou por vencer com 250 votos contra 111 da lista L. Apenas 397 pessoas se deslocaram às mesas de voto na sexta-feira, dia 4 de Dezembro.
Tínhamos dois Pedros, votámos, agora teremos um ano para descobrir se escolhemos o Pedro certo. Parabéns ao vencedor!
Rita Cardoso e Joana Abrantes (9º B)