Pedro Lavajo é o novo Presidente da Associação de Estudantes da nossa escola. No dia 4 de Dezembro, sexta-feira, os alunos dirigiram-se às “urnas” para decidir qual seria a lista mais apta e capaz de continuar com o bom trabalho de tantas associações anteriores e, deram a vitória à Lista F. Por este facto, o Expressão tentou saber quais os objectivos e directrizes desta equipa que conquistou a AE. O novo Presidente e a sua Vice-Presidente, Inês Tavares, responderam-nos a algumas questões:
Expressão: O que leva alguém a querer ser Presidente da AE?
R: Querer mudar ou manter um rumo na Associação de Estudantes.
Expressão: É possível fazer grandes coisas na AE?
R: Com a cooperação de todos os alunos nada é impossível.
Expressão: Quais são as ideias para este ano ao nível da animação cultural e desportiva?
R: Pretendemos fazer eventos como workshops de dança, torneios de futebol, concursos de Lady and Gentleman of the Year, concursos de animais…
Expressão: Que pretendem fazer quanto ao nível das reivindicações por melhores condições para os estudantes?
R: Todos os alunos merecem ter algo que os represente. Se nos depararmos com injustiças, não pretendemos ficar “calados”.
Expressão: E ao nível informativo?
R: Pretendemos manter os alunos informados devidamente.
Expressão: Que propostas têm quanto ao nível do intercâmbio e relacionamento associativo?
R: Esta é uma associação de todos, feita para todos e a pensar em todos. O nosso objectivo principal é melhorar o relacionamento entre alunos.
Expressão: Tencionam reunir-se com o Presidente do Conselho Executivo? Com o objectivo de tratar o quê?
R: Uma vez que a Associação não é independente, teremos de nos reunir várias vezes com o Presidente do Conselho Executivo, para expor as nossas ideias, para que ele nos ajude a transformá-las em realidade.
Expressão: Que críticas têm a fazer ao funcionamento da escola?
R: Este ano, a nossa escola está a dar um passo muito grande para o futuro. Acho que ninguém está no direito de fazer críticas. O que podemos fazer é tentar melhorar a Associação e o funcionamento desta, só isto nos compete.
Expressão: Como acham que pode ser utilizada de maneira proveitosa a sede da Associação?
R: Infelizmente, este ano, nada nos garante que vamos sequer ter uma sede. Esperemos que sim, mas as obras que estão a ser realizadas dificultam-no. Se nos disponibilizarem um espaço, será um espaço de todos. Estará sempre aberto e estaremos sempre lá para dar uma “mãozinha” a quem precise dos nossos serviços.
Cristiana Isabel Sieiro Santos, nº 8 – 11ºB