Arquivo

12º ano começou a 4 de Dezembro

TESTES INTERMÉDIOS

O 12º ano foi o único ano que teve Testes Intermédios (TI) já em Dezembro (dia 4). A disciplina em causa foi Matemática A. Nesta disciplina os alunos do 12º ano voltarão a ter TI em 15 de Março e depois em 19 de Maio.

Os TI são provas realizadas pelo Gabinete de Avaliação e Exames, que se destinam a preparar os alunos para os Exames Nacionais habituando os alunos a estas Provas mas também levando a que os professores detectem a tempo os problemas de aprendizagem dos alunos e que estes ganhem consciência da sua progressão, comparando-se com outros. Estes Testes realizam-se à mesma hora em todo o território nacional e, embora não tenham a duração dos Exames Nacionais, incluem uma tipologia de exercícios e de critérios de classificação que ilustram bem a prova de exame que pretendem preparar.

Este ano realizam-se TI no 3º Ciclo em Matemática (8º ano a 27 de Abril e 9º ano a 3 de Fevereiro e 11 de Maio) e Língua Portuguesa (9º ano a 28 de Janeiro). No Ensino Secundário, para além dos testes acima referidos do 12º ano em Matemática A, realizam-se ainda Testes em Matemática A do 10º e 11º anos (no 10º ano a 29 de Janeiro e 5 de Maio; no 11º a 27 de Janeiro e 6 de Maio); em Matemática B a 13 de Abril para o 10º ano e a 26 de Maio para o 11º ano. Em Física e Química A, no 10º ano 10 de Março será a data enquanto que para o 11º ano terão lugar TI em 11 de Fevereiro e 30 de Abril. Finalmente em Biologia e Geologia, os testes terão lugar em 18 de Março para o 10º ano e em 9 de Março e 17 de Maio para o 11º anos.

De um modo geral estes Testes, para além de servirem de Aferição para as Escolas e professores, são contabilizados como instrumentos de avaliação para o processo de avaliação interna dos alunos. Também os alunos externos poderão propor-se a realizar o TI nos mesmos moldes que os internos. Em contrapartida ao maior sentido de responsabilidade que se cria, a pressão é grande e deve dizer-se que o 11º ano é o ano mais sobrecarregado com 6 Testes Intermédios no total.

12º ano começou a 4 de Dezembro

Sobre o autor

Leave a Reply