Arquivo

Clube de Judo da Guarda com participação positiva em Salamanca

Henrique Manso, João Pedro Silveira e Emanuel Brito participaram no Campeonato Internacional de Judo Infantil de Castilla y Leon

Realizou-se no passado sábado o IIIº Campeonato Internacional de Judo Infantil de Castilla y Leon, no polidesportivo de Wurzbur, em Salamanca, competição que também serviu para assinalar o 40º aniversário da modalidade naquela província espanhola.

Estiveram presentes várias dezenas de judocas de Espanha, Portugal e Itália. O Clube de Judo da Guarda participou no torneio com três atletas, Henrique Manso, João Pedro Silveira e Emanuel Brito, respectivamente nas categoria de -50 quilos, -55 quilos e -60 quilos. Segundo a colectividade, esta participação foi positiva para os atletas, «sobretudo para os jovens judocas que participaram pela primeira vez numa prova deste género, como o foi o caso de Henrique Manso e João Pedro Silveira». Este último ganhou mesmo os dois primeiros combates da sua categoria, um deles por IPPON, a pontuação máxima do judo. Já Henrique Manso competiu em três combates, tendo mostrado uma excelente atitude competitiva. Por sua vez, Emanuel Brito foi surpreendido pelas novas regras da arbitragem – que, em Portugal, apenas entrarão em vigor em 2010 – que proíbem que o judoca faça técnicas agarrando as pernas do adversário, tendo sido desclassificado no seu primeiro combate frente a um judoca italiano por ter usado essa técnica. O guardense venceu depois o segundo combate da sua POOL. «Apesar da experiência positiva, notou-se alguma arbitrariedade de critérios por parte da equipa de arbitragem que nem sempre usou o mesmo peso e a mesma medida em todos os combates, nem informou os atletas estrangeiros das novas regras no início da prova», adianta o Clube de Judo da Guarda.

Sobre o autor

Leave a Reply