A última criação do Teatro das Beiras, “Hotel de Província”, é a peça que abre mais uma edição do Festival de Teatro da Covilhã, no sábado, dia em que a companhia assinala 35 anos de existência. O evento decorre até 21 deste mês.
“Hotel de Província” vai ser exibida no Teatro Cine, sendo que todos os outros espectáculos decorrem na sede da companhia covilhanense. O programa conta, nesta que é a 29ª edição do evento, com seis peças direccionadas para o público infantil. A primeira a subir ao palco do auditório do Teatro das Beiras é “Quesa-me mucho”, pelo colectivo Encerrado para Obras – Associação Cultural e Artística, na terça-feira. No dia seguinte, os mais pequenos podem ver “LOL.POP”, do grupo da Covilhã, e, já a 11, o Teatro Semeador – AACPT apresenta “D. Quixote”, de Miguel Cervantes.
O regresso dos espectáculos dirigidos ao público em geral está marcado para dia 12, com “Os dias felizes”, pelo CENDREV. “Saloon yé-yé. O Paraíso à espera”, do Teatro Regional da Serra do Montemuro, é a peça que sobe ao palco na noite seguinte. A Pom-pom – Associação para a Promoção da Dança e outras Artes apresenta-se no festival a 14, com “A mosca”, e, na mesma noite, há café-teatro, protagonizado pela Associação Cultural Teatro do Imaginário, que exibe “Canções de amor e raiva na selva das cidades”.
As peças para os mais novos tomam de novo conta do evento a 16, 17 e 18. “Papões”, pelo Baal 17, “Os músicos de Bremen”, do grupo Jangada Teatro, e “As botas do sargento”, da ACERT, são as propostas que completam o cartaz infantil. O Projecto Ruínas está na Covilhã a 19 e traz “Shadow play” e, na noite a seguir, é a vez do Teatro Art’Imagem, com “Ptolomeu e a sua viagem de circum-navegação”. O encerramento está a cargo da companhia Peripécia Teatro, que interpreta “Vincent, Van e Gogh”, e dos Virgem Suta, em mais um café-teatro. Ao longo do festival, há ainda para ver a exposição de fotografia “Ilustrar Portugal – Gentes e locais”.
As peças infantis estão em cena duas vezes por dia, de manhã e à tarde, enquanto que as restantes estão agendadas para as 21h30. O bilhete geral custa 30 euros e o diário 6 – com desconto de 50 por cento para jovens até aos 25 anos, maiores de 65 e sócios do Teatro das Beiras.