Arquivo

O conforto e a segurança do X1

Matos & Prata apresentou o SUV topo de gama da BMW no último fim-de-semana

«Trata-se de um falso jipe», compacto e ecológico. No último fim-de-semana, o X1, o mais recente SUV da BMW, mostrou os seus argumentos na Matos & Prata, concessionário da marca alemã para o distrito da Guarda. A empresa promoveu ainda uma iniciativa, onde os potenciais compradores puderam sentar-se ao volante do novo modelo e desfrutar da sua condução. «Não temos dúvidas que vai ser um sucesso», afiança José Prata.

O novo BMW X1 é um automóvel que possui a plataforma da Série 3 Touring, tem bastante espaço interior e é muito utilitário. Contudo, distancia-se desta série ao nível do estilo, com faróis estilizados e uma grelha frontal de grandes dimensões, herança do Série 7. Ao nível das dimensões, trata-se de um modelo que está longe de ser pequeno, com 4,45 metros de comprimento, apenas a 12 centímetros do X3.

Tem ainda a importante particularidade de ser o primeiro SUV da BMW disponível com tracção integral ou apenas às rodas traseiras. Apesar de ter uma estrutura semelhante a um jipe, proporciona uma condução «bastante agradável», assegura o administrador da Matos & Prata. Sobre este aspecto, é de salientar a boa posição de condução, ligeiramente elevada, mas capaz de dar ao condutor a sensação de domínio da estrada, bem como, o rigor da construção, o conforto e a versatilidade, com inúmeros locais para guardar pequenos objectos e uma capacidade de 420 litros da bagageira.

Como já vem sendo hábito na gama “X”, o BMW X1 tem um consumo reduzido e baixas emissões de CO2. «Há marcas que apresentam os híbridos, e nós aparecemos com os nossos motores de baixas emissões de CO2, a diesel e a consumir menos que os híbridos», sublinha o responsável. Estão disponíveis seis versões, a partir dos 37.400 euros.

Quanto ao público alvo, José Prata acredita que este modelo se destina a «um grupo de pessoas que sonhava ter um BMW, mas que nunca tinha tido, ou por uma questão económica, ou porque não se revia nos modelos anteriores».

O fim-de-semana serviu ainda para a apresentação do BMW Série 5 GT, um automóvel marcado pela imponência e robustez em todo o seu esplendor. «É um conceito novo de um coupé utilitário e destina-se a famílias com muitos filhos e com necessidade de transporte de alguma carga», refere José Prata. Trata-se de um carro que marca a diferença, quer pelo aspecto exterior, quer pelo espaço interior. Embora haja uma versão a gasolina, no concessionário da Guarda serão apenas comercializados os dois modelos a diesel, a versão 535i – a partir de 75,290 euros – e a versão 530d – a partir de 78,590 euros. Apesar de ter «um preço um pouco elevado», o empresário acredita que, tal como o X1, o BMW Série 5 GT «terá bastante sucesso e aceitação no mercado».

O conforto e a segurança do X1

Sobre o autor

Leave a Reply