Arquivo

O desafio de afirmar a UBI

EX-ALUNOS

Dos tempos de estudante na Escola Secundária com 3º Ciclo de Afonso de Albuquerque (entre 1979 e 1982) guardo as melhores memórias. Recordo, sobretudo, o ambiente propício ao estudo, o excelente relacionamento entre colegas, a abertura e disponibilidade dos docentes e a qualidade do ensino ministrado – todos factores determinantes para uma aprendizagem de sucesso. A formação recebida nesta escola veio a revelar-se um sólido alicerce para as restantes etapas do meu percurso académico e profissional, com passagem pela Universidade de Coimbra e posterior ingresso na Universidade da Beira Interior.

Na UBI amadureci como docente e investigador, adquiri uma importante experiência de gestão e liderança com as presidências da Faculdade e do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, alcancei uma noção de conjunto proporcionada pelas funções de Pró-Reitor, Vice-Reitor e de Presidente do Conselho Científico e colhi experiência na interacção com o meio através das actividades de ligação a empresas de base tecnológica e da articulação da Faculdade de Ciências da Saúde com o sistema regional de saúde.

Considerei, por isso, reunir as condições necessárias para enfrentar com segurança os exigentes desafios que o cargo de reitor acarreta e para o qual fui eleito pelo Conselho Geral da Universidade da Beira Interior. Os cerca de três meses decorridos do início de funções vieram provar o acerto das opções defendidas no plano de acção, em matéria de garantia da qualidade, ensino e aprendizagem, investigação, internacionalização, gestão e governação, muitas das quais se encontram em fase adiantada de implementação. É uma grande honra e uma enorme responsabilidade liderar a instituição onde construí uma parte importante da minha carreira, num período em que o ensino superior português se confronta com inúmeras e rápidas mudanças, grande parte das quais lhe são impostas. Cabe à Universidade da Beira Interior ser proactiva e, sobretudo, tirar o máximo partido do seu potencial e dos elementos que a diferenciam das suas congéneres, afirmando-se como instituição de referência no contexto regional, nacional e internacional.

João Queiroz, Reitor da UBI, ex-aluno da ESAA

O desafio de afirmar a UBI

Sobre o autor

Leave a Reply