Habituada apenas a passar as férias com a família, este ano tive oportunidade de participar num Campo de Férias, organizado pela Fundação INATEL no âmbito do Programa Turismo Júnior. Foi uma semana inesquecível, que decorreu entre os dias 24 e 30 de Agosto, num mega-acampamento na Costa da Caparica com cerca de 600 participantes oriundos de todo o país.
No dia 24 de Agosto parti da Guarda, em autocarro, rumo à Costa da Caparica, passando por Viseu e Coimbra, onde foram entrando outros jovens de mochila às costas. Quando finalmente chegámos, juntámo-nos aos restantes participantes vindos de Faro, da Madeira, dos Açores, do Porto, de Braga, enfim, de todo o país. Fomos divididos em grupos e identificados com uma pulseira, variando a cor de acordo com a idade; dos 8 aos 10 anos cor vermelha, dos 11 aos 12 anos cor azul, dos 13 aos 14 anos cor branca e dos 15 aos 17 anos cor verde.
Depois de termos sido divididos por faixas etárias, fomos encaminhados para o acampamento onde havia imensas tendas, identificadas com letras e números, sendo a lotação de seis pessoas por tenda. Após nos termos instalado confortavelmente, fomos integrados em grupos de actividades, constituídos por vinte jovens e enquadrados por dois monitores. Ao jantar tivemos conhecimento do programa diário geral: alvorada pelas 7h00, pequeno-almoço pelas 08h00, lanche da manhã pelas 11h00, almoço pelas 13h00, lanche pelas 17h00, jantar pelas 20h00 e ceia pelas 23h00.
Entre as refeições, inúmeras actividades à disposição, das quais menciona apenas algumas: canoagem, surf, caça ao tesouro, visita aos Estádios da Luz e de Alvalade, Discoteca Indochina, baptismo de voo num avião da Força Aérea, escrita de guiões, e arborismo. Quase sem darmos conta, o tempo passou e chegou o último dia. Para a despedida foi organizada uma Mega Party Branca, à noite, onde os pais e os familiares também puderam participar, mas foram obrigados a ir vestidos de branco como toda a gente.
Foi uma experiência muito gira, fiz montes de amigos, diverti-me imenso e mesmo estando em férias valeu a pena o sacrifício de ter que me levantar cedo, mas tive muitas saudades do meu quarto, porque isso de dormir com cinco pessoas numa tenda tem muito que se lhe diga…
Ana Sofia Santos – 10.º F