Arquivo

4 PAREDES

Toca o despertador. Mas que barulho irritante é este?! Embrulho-me nos lençóis e fecho com força os olhos tentando, em vão, afastar o som. Mas o som insiste em fazer-me levantar da cama para o fazer parar! Afinal é isso que fazem os despertadores. É então que me lembro… Acabaram-se as férias. Acabaram as saídas à noite, dormir até tarde como se todos os dias fossem Sábados e as tardes intermináveis ao Sol com os amigos… As viagens e todas as pessoas que fizeram parte delas não passam agora de recordações. É o regresso às aulas. (Que sensação de déjà vu!) Não é motivo para tanta agitação… É simplesmente voltar à velha rotina de sempre, nada de especial…

O que esperar do último ano no Secundário? Para começar, a escola está a ser renovada. Nós, os que frequentamos o último ano nesta escola, é que somos os “sacrificados” porque quando as obras terminarem e a escola tiver das melhores condições do país, já não estaremos cá para desfrutar dela… Se calhar até compensa reprovar um ano.

Mas, sem brincadeiras, o 12º ano é para todos nós um ano decisivo. É a etapa final antes da faculdade ou trabalho, antes da independência! Começa-se a fazer sentir o nervosismo da grande responsabilidade que levamos aos ombros… Por outro lado, tenho a certeza que vai ser um ano que vamos recordar para o resto da vida. É toda a magia do Baile de Finalistas e a expectativa da fabulosa Viagem de Finalistas que me faz olhar em frente com confiança, pois todo o esforço que até aqui fiz vai finalmente compensar.

Ok, se calhar não é apenas um final de férias… É mais que isso. É, sem dúvida, um início de ano diferente de todos os outros. um desafio! Mas, antes disso, o primeiro obstáculo a ultrapassar é mesmo habituar-me ao som do despertador, todas as manhãs.

por Diana Margarido*

*aluna do 12.º C

Sobre o autor

Leave a Reply