«Os outros que se cuidem e que se preparem para um vereador do CDS». Foi desta forma que Paulo Portas se despediu dos jornalistas, no último domingo, no fim da visita à Feira de São Francisco, na Guarda. O líder do CDS/PP passou o dia no distrito para apoiar os candidatos centristas às próximas eleições autárquicas e disse acreditar que o partido protagonizará «uma boa surpresa» no próximo domingo.
O presidente do CDS revelou ter ficado «impressionado» com a popularidade de Cláudia Teixeira na Guarda, considerando que «não é daqueles políticos carrancudos, que acham que têm a verdade na barriga e que toda a gente lhes deve alguma coisa». Paulo Portas revelou que o distrito representa «uma forte aposta do CDS» e aproveitou para recordar o que se passou nas últimas legislativas na Guarda, lembrando que «um dos melhores resultados obtidos no país inteiro foi conseguido na cidade da Guarda». O líder lançou ainda algumas farpas aos adversários no distrito, onde disse haver «muito caciquismo rosa e laranja e onde eles acham que mandam nas pessoas, querem tornar as actividades económicas totalmente dependentes das Câmaras». Após percorrer a feira e falar com clientes e vendedores, Paulo Portas confessou ter tido uma «recepção óptima» e acrescentou que «as pessoas estão muito cansadas dos do costume, de dois partidos que só se sabem ofender e não conseguem fazer um debate interessante sobre o futuro de uma cidade e de uma região».
O dirigente mostrou-se muito confiante ao longo de toda a acção de campanha e foi lançando reptos às pessoas a quem foi entregando panfletos de Cláudia Teixeira. «Aquelas pessoas que ainda não acreditavam que o CDS conseguia e que concordam connosco, venham daí, esqueçam as outras siglas, os outros símbolos. Apostem nas pessoas, nos programas e nas ideias», apelou. Igual confiança demonstrou a candidata do CDS à Câmara da Guarda, referindo que «todos os dias temos pessoas que se envolvem connosco e que apostam em nós. Sinto que cada vez estamos a crescer bastante mais. A receptividade tem sido muito calorosa», sublinhou Cláudia Teixeira. Sob o lema “Ajudem-nos a ajudar a Guarda”, a candidata enalteceu a presença de Paulo Portas na campanha, considerando ter representado «um grande esforço para podermos trazer algo mais para a Guarda, para podermos fazer uma Guarda com mais futuro, mais forte, que precisa de construir uma oposição digna, firme e hirta». Paulo Portas rumou depois para Aguiar da Beira, onde participou numa acção de campanha da candidata à autarquia local, Emília Bento.
Rafael Mangana