O festival “Chocalhos”, que há oito anos anima antigos caminhos de pastores no concelho do Fundão, inclui, na noite de sábado, um concerto de Teresa Salgueiro na igreja matriz de Alpedrinha. A ex-vocalista dos Madredeus actua com o Lusitânia Ensemble, num percurso musical das cortes palacianas aos autores contemporâneos.
O evento, promovido pela autarquia fundanense, arranca amanhã com a inauguração do Palácio do Picadeiro, um dos mais emblemáticos edifícios da vila. A antiga casa senhorial, construída em finais do século XVIII ou inícios do século XIX, vai agora servir de atracção turística com diversos conteúdos em fase de instalação. Os trabalhos de recuperação do edifício custaram cerca de um milhão de euros, a que acrescem 300 mil euros na instalação de conteúdos. Até domingo, o “Chocalhos” – Festival dos Caminhos da Transumância oferece concertos, animação de rua e 70 stands e tasquinhas com produtos locais espalhados pelas artérias do centro histórico da vila. Música pastoril, uma arruada pelos chocalheiros de Vila Verde de Ficalho (no sábado de manhã) e a tradicional caminhada com um rebanho (domingo, às 8 horas, a partir do Fundão) são algumas das actividades programadas.
Há ainda quatro concertos do Étnico – Festival Internacional de Música Tradicional com Gnawa Al-Baraka, grupo de música tradicional marroquina, e os portugueses Dazkarieh (ambos amanhã), mas também Danae e Olive Tree Dance (sábado). Segundo Paulo Fernandes, vereador da Cultura, o festival levou 10 mil pessoas a Alpedrinha em 2008, pelo que a organização espera ainda mais visitantes este ano. «O “Chocalhos” já é uma das portas de entrada no concelho, como outros eventos, caso da Festa da Cereja, que fazem com que o Fundão receba visitantes e seja falado em todas as estações do ano», destacou.