Arquivo

Almeida Municipia já tem parceiro para construir hotel na Fonte Santa

Firma do Porto seleccionada para constituir sociedade anónima com a empresa municipal

A Almeida Municipia já encontrou um parceiro privado para a concepção, construção e exploração do futuro hotel de quatro estrelas do concelho, a localizar no complexo termal da Fonte Santa. Trata-se da firma Advogados Associados do Norte, do Porto, com quem aquela empresa municipal vai constituir uma sociedade anónima, já no início de Setembro. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Baptista Ribeiro, durante a inauguração do novo balneário das termas, no último domingo.

«Espero que até ao final do ano, princípio de 2010, a obra esteja a andar», afirmou o também presidente do conselho de administração da Almeida Municipia, para quem a nova unidade hoteleira vem complementar a aposta na construção do novo balneário.

Para o autarca, não se trata de «fazer concorrência às que já existem» no concelho, já que o futuro alojamento visa «dar resposta a um tipo de público com poder de compra, que nos visita». Com a construção deste hotel, corrige-se «uma falha que ainda temos no domínio da hotelaria», disse Baptista Ribeiro.

A fórmula encontrada para executar a obra pela empresa municipal – responsável pelas áreas da reabilitação urbana, desenvolvimento económico e gestão de equipamentos – passa pela constituição de uma sociedade anónima com capitais maioritariamente privados. A futura empresa será a concessionária da exploração do hotel, que terá entre 40 a 50 quartos, por um período de 25 anos. Além disso, ficará com a gestão de todo o complexo termal. Escolhido o parceiro privado, por via de um concurso público internacional lançado em Março, segue-se agora o projecto, para uma obra que Baptista Ribeiro pretende executar através de uma candidatura a fundos comunitários.

«É bem necessário que num empreendimento como este [complexo termal], criemos alojamento de qualidade», realçou o edil, que está confiante que a unidade hoteleira e o novo balneário serão capazes de alcançar «uma dimensão que vá para lá do nosso concelho». A ideia é que as águas da Fonte Santa – recomendadas para doenças de pele, como a psoríase, do foro esquelético e vias respiratórias – passem a atrair aquistas de vários pontos do país. Quanto ao novo balneário, «pode ombrear perfeitamente com os melhores» em Portugal e até no estrangeiro, avaliou Baptista Ribeiro. A infraestrutura, que custou três milhões de euros, vem substituir o antigo balneário, que estava a funcionar num pré-fabricado. Com capacidade para acolher cinco a seis mil aquistas por ano, a nova estrutura dispõe de piscina interior, com zonas específicas para tratamentos, gabinetes médicos, um SPA, ginásio de “fitness”, “health-club”, banho turco, sauna, entre outros. O autarca aproveitou ainda para anunciar que a estrada de acesso à Fonte Santa vai ser requalificada, prevendo-se que os trabalhos arranquem nas próximas duas semanas.

Na cerimónia de inauguração, que atraiu centenas de pessoas, estiveram presentes representantes da Direcção Geral de Saúde, Associação das Termas de Portugal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e Universidade da Beira Interior, entre outros.

A unidade hoteleira vai nascer nas proximidades do novo balneário

Almeida Municipia já tem parceiro para
        construir hotel na Fonte Santa

Sobre o autor

Leave a Reply